XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
organização de um projeto político educacional
que, por meio da conscientização e da politização
das classes populares, pudesse superar a domina-
ção do capital e transformar, pelas mãos do povo, a
ordem das relações de poder e da própria vida do
país (BRANDÃO e FAGUNDES, 2016, p. 93).
Com Paulo Freire (1959) a educação brasileira preci-
saria superar as práticas políticas dominantes, próprias das
sociedades antidemocráticas, fechadas (educação bancária),
de maneira a possibilitar a atuação do povo no processo de
tomada de decisão da vida pública. Uma educação que não
se fazendo para o povo assumisse outra expressão filosófica,
que se identificasse por educação com o povo, uma educa-
ção delimitada por certa práxis comunicacional situada na
dialogicidade como prática da liberdade.
Em Educação como prática da liberdade (1967) esta
questão será retomada ressaltando a dupla condição huma-
na, a natural e a cultural. Aliás, será com a dialeticidade orien-
tada pela relação natureza-cultura que Paulo Freire introduz
reflexões na direção da superação da inexperiência democrá-
tica. O ser humano “não se reduzindo tão-somente a uma das
dimensões de que participa [...] da primeira, pelo seu aspecto
biológico, da segunda, pelo seu poder criador, [...] pode ser
eminentemente interferidor” (FREIRE, 1967, p.49/grifo nos-
so). Tomando consciência de sua trajetória no e com o mun-
do, como ser de história e de cultura, o ser humano amplia
suas possibilidades de enfrentamento das ‘situações limites’
que capta da ‘realidade percebida’. Como ser de cultura os
homens, as mulheres atuam nas relações de que participam
criando, recriando, buscando soluções para os problemas.
Esta dimensão de cultura irá transitar por toda obra de Paulo
Freire. Seja nos livros dialogados, seja naqueles delimitados
por carta, seja escrevendo em parceria com outros autores ou
nos livros em que dedicara reflexões orientadas à pedagogia,
natureza-cultura será par dialético fundamental à compreen-
são de ser humano como ser de relações.
A cultura cunhada por Paulo Freire encontra-se deli-
mitada por quefazeres constituídos na busca permanente