Table of Contents Table of Contents
Previous Page  891 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 891 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

891

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

organização de um projeto político educacional

que, por meio da conscientização e da politização

das classes populares, pudesse superar a domina-

ção do capital e transformar, pelas mãos do povo, a

ordem das relações de poder e da própria vida do

país (BRANDÃO e FAGUNDES, 2016, p. 93).

Com Paulo Freire (1959) a educação brasileira preci-

saria superar as práticas políticas dominantes, próprias das

sociedades antidemocráticas, fechadas (educação bancária),

de maneira a possibilitar a atuação do povo no processo de

tomada de decisão da vida pública. Uma educação que não

se fazendo para o povo assumisse outra expressão filosófica,

que se identificasse por educação com o povo, uma educa-

ção delimitada por certa práxis comunicacional situada na

dialogicidade como prática da liberdade.

Em Educação como prática da liberdade (1967) esta

questão será retomada ressaltando a dupla condição huma-

na, a natural e a cultural. Aliás, será com a dialeticidade orien-

tada pela relação natureza-cultura que Paulo Freire introduz

reflexões na direção da superação da inexperiência democrá-

tica. O ser humano “não se reduzindo tão-somente a uma das

dimensões de que participa [...] da primeira, pelo seu aspecto

biológico, da segunda, pelo seu poder criador, [...] pode ser

eminentemente interferidor” (FREIRE, 1967, p.49/grifo nos-

so). Tomando consciência de sua trajetória no e com o mun-

do, como ser de história e de cultura, o ser humano amplia

suas possibilidades de enfrentamento das ‘situações limites’

que capta da ‘realidade percebida’. Como ser de cultura os

homens, as mulheres atuam nas relações de que participam

criando, recriando, buscando soluções para os problemas.

Esta dimensão de cultura irá transitar por toda obra de Paulo

Freire. Seja nos livros dialogados, seja naqueles delimitados

por carta, seja escrevendo em parceria com outros autores ou

nos livros em que dedicara reflexões orientadas à pedagogia,

natureza-cultura será par dialético fundamental à compreen-

são de ser humano como ser de relações.

A cultura cunhada por Paulo Freire encontra-se deli-

mitada por quefazeres constituídos na busca permanente