XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EDUCAÇÃO POPULAR E NEUROCIÊNCIAS:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO
DE EDUCADORES POPULARES
Bruno Augusto Silva
Vilmar Alves Pereira
Palavras-chave:
Contextos. Cultura. Mecanismos Biológi-
cos. Experimentos. Discussões.
PRIMEIRAS PALAVRAS
Este estudo busca fazer diálogo entre a Educação Po-
pular e a neurociência. Neste sentido, o texto tem a intenção
de aproximar as contribuições do campo da neurociência
na atuação do educador em seus contextos de Educação
Popular. Além de estar ciente da realidade de vida e cultu-
ra dos educandos, conhecer alguns mecanismos biológicos
como a distribuição de hormônios relativos ao estresse (RA-
NABIR e REETU, 2011) e ausência de açúcares (que podem
causar o cansaço) (FRITSCHI e QUINN, 2010) ou como a má
distribuição de fluxo sanguíneo cerebral (que pode compro-
meter o aprendizado) (JIONGJIONG
et al.,
2005) e a com-
preensão de como mecanismos genéticos (BISHOP, 2006) e
contingências ambientais (ISHII
et al.,
2010) podem moldar a
psicologia do educando. Acredita-se que estudar isto, pode
impelir o educador a buscar alternativas solidárias que con-
tribui com uma prática educativa que amplia a compreensão
sobre o educando ao compartilhar o aprendizado. Sendo
assim, aulas rápidas e com entusiasmo, experimentos ob-
jetivos e discussões reflexivas que busque um aprendizado
para o exercício da liberdade (FREIRE, 2005), aponta para
o reconhecimento dos sujeitos em sua dimensão integral,
considerando que é necessário compreender as dimensões
neurológicas do educando, juntos as dimensões históricas,
sociais, políticas, míticas, entre outras.