XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
901
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Um experimento clássico realizado nos anos 1980 por
um neurocientista norte-americano Michael Merzenich, da
Universidade da Califórnia (EUA), demonstrou que a estrutu-
ra cerebral responsável pelo movimento dos dedos de ma-
cacos adultos, diminuiu de tamanho após a amputação de
um de seus dedos. Assim, poderiam especular que a perca
de algum membro poderia atrofiar os neurônios da região
correspondente. De modo parecido, dentro do contexto
educativo, o educando que se envolver cada vez mais com
o que estuda e, conforme veremos em memória, se envolve
com o que já sabe, o cérebro reproduzirá e remodelará, por
intermédio do sujeito, aquilo que que ele viveu.
Todo esse envolvimento cultural e educacional se
mostra admirável através dos olhos das neurociências. Mes-
mo que utópico, o educador quando propõe, orienta e ofe-
rece condições para o educando articular esta plasticidade,
o aprender realmente acontece. Para isso, conhecer bem a
cultura e vivências do educando, e como a natureza do sa-
ber a ser compartilhado pode se somar a dele, para o edu-
cador, isso é proeminente.
Enquanto os processos de plasticidade cerebral me-
diada pelo aprendizado é a relação direta do ambiente
para o cérebro. A memória faz o caminho inverso. Analo-
gicamente, ela é a representação do velho e sábio de uma
tribo que contas histórias e transmite sua cultura para os
mais jovens. Na memória, há a ativação dos circuitos den-
tro das redes neurais que funcionam por associação, onde
lembranças carregam outras. Quanto maior for a frequência
deste processo, mais forte tornam-se essas conexões com
uma memória maior mais robusta, o aprendizado referente
a ela é salientado e internalizando-o cada vez mais no sujei-
to (KELLY e WHATSON, 2013).
Como observado, tais processos citados e estudados
pela neurociência educacional, discorre de fatores relacio-
nados ao contexto histórico e ambiental do educando. Por
outro lado, esta ciência se vincula muito com a Pedagogia
na relação presente do educador e educando em sala de