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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Um experimento clássico realizado nos anos 1980 por

um neurocientista norte-americano Michael Merzenich, da

Universidade da Califórnia (EUA), demonstrou que a estrutu-

ra cerebral responsável pelo movimento dos dedos de ma-

cacos adultos, diminuiu de tamanho após a amputação de

um de seus dedos. Assim, poderiam especular que a perca

de algum membro poderia atrofiar os neurônios da região

correspondente. De modo parecido, dentro do contexto

educativo, o educando que se envolver cada vez mais com

o que estuda e, conforme veremos em memória, se envolve

com o que já sabe, o cérebro reproduzirá e remodelará, por

intermédio do sujeito, aquilo que que ele viveu.

Todo esse envolvimento cultural e educacional se

mostra admirável através dos olhos das neurociências. Mes-

mo que utópico, o educador quando propõe, orienta e ofe-

rece condições para o educando articular esta plasticidade,

o aprender realmente acontece. Para isso, conhecer bem a

cultura e vivências do educando, e como a natureza do sa-

ber a ser compartilhado pode se somar a dele, para o edu-

cador, isso é proeminente.

Enquanto os processos de plasticidade cerebral me-

diada pelo aprendizado é a relação direta do ambiente

para o cérebro. A memória faz o caminho inverso. Analo-

gicamente, ela é a representação do velho e sábio de uma

tribo que contas histórias e transmite sua cultura para os

mais jovens. Na memória, há a ativação dos circuitos den-

tro das redes neurais que funcionam por associação, onde

lembranças carregam outras. Quanto maior for a frequência

deste processo, mais forte tornam-se essas conexões com

uma memória maior mais robusta, o aprendizado referente

a ela é salientado e internalizando-o cada vez mais no sujei-

to (KELLY e WHATSON, 2013).

Como observado, tais processos citados e estudados

pela neurociência educacional, discorre de fatores relacio-

nados ao contexto histórico e ambiental do educando. Por

outro lado, esta ciência se vincula muito com a Pedagogia

na relação presente do educador e educando em sala de