898
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
METODOLOGIA, ANÁLISE E RESULTADOS ESPERADOS
Nas palavras de Hamilton Haddad, do Departamen-
to de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP: “A neu-
rociência não fornece estratégias de ensino. Isso é traba-
lho da Pedagogia, por meio das didáticas”. A causa dessa
confusão é a participação da neurociência nos estudos da
aprendizagem por meio de experimentos comportamentais
(STRUMWASSE, 1994) e do uso de aparelhos como os de
ressonância magnética e de tomografia, que permitem ob-
servar as alterações no cérebro durante o seu funcionamen-
to a aprendizagem (INGRID
et al.,
2006).
Há um campo de estudos conhecido como neuro-
ciência educacional, que une a neurociência com ques-
tões relacionadas a aprendizagem e, por consequência, ao
ensino (ZARO
et al.,
2010). Com isto, novas tecnologias e
metodologias de pesquisa tem permitido aos neurocientis-
tas observar como o cérebro funciona e se altera durante
a vida das pessoas e os processos de aprendizagem que
vinculam com outros campos da ciência como a psicolo-
gia do desenvolvimento (MELTZOFF e DECETY, 2003). Tais
conhecimentos auxiliam na melhor atuação do educador,
por exemplo, conhecer as fases da vida que são especiais
para a aprendizagem (WERTSH e JAMES, 1990); a impor-
tância do foco nos estudos e como desenvolvê-lo (KAPLAN
e BERMAN, 2010); as diferenças das pessoas no processo
de aprendizado (WILLIAMS, 2008) e doenças neurológicas
que interferem neste progresso (KRISHNAN
et al.,
2006);
como os sentimentos e emoções afetam os estudos (TYNG
et al.,
2017); possíveis sintomas de doenças psicológicas
presentes no estudante (PEDRELLI
et al.
, 2015), e outros
conhecimentos e metodologias que compreendem, por
exemplo, a atenção, plasticidade neural e memória, carac-
terísticas cerebrais discutidas a seguir e que compões a es-
trutura cerebral e se relacionam com o funcionamento do
mesmo. O entendimento destes aspectos, contribuem para
um maior discernimento ao educador em lidar com estes
processos de ensino.