XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
903
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
educador em cursos pré-universitários populares, obtive um
bom retorno dos educandos quanto a elaboração e desen-
volvimento das aulas. Por exemplo, ser bem extrovertido e
levar vários objetos para executar experimentos na aula, teve
um retorno significativo. Nas palavras dos educandos, estas
aulas desenvolvidas eram significativas na medida em que
eles gostavam e se divertiam nas aulas, citando as palavras
deles: “ah, é legal!”. Em outra experiência, como educador em
biologia, os educandos me abordavam pelos corredores per-
guntando quando voltaria a estar na sala de aula com eles,
pois gostavam da desmistificação do conhecimento científi-
co apresentado na aula, reconhecendo esses conhecimentos
enquanto saberes que estavam presentes no cotidiano deles.
Esses resultados não são consequentes diretos de
metodologias e estudos acadêmicos, afinal, para ser edu-
cador, não é necessário saber neurociências, fisiologia, en-
docrinologia, psicologia comportamental e outras ciências
(FOLLOW, 20016). Igualmente, não é preciso conhecimen-
tos teóricos de didáticas para ser um bom educador, pois a
Educação Popular compreende e reconhece questões mais
profundas do que a simples organização de conteúdos a se-
rem trabalhados.
Apesar de acreditar na potencialidade da neurociência
no campo da educação e ser um conhecimento importante
e complementar nas práticas educativas, o que foi defen-
dido ao longo deste resumo, não são pré-requisitos para
ser um educador popular, mas defende-se que este estudo
pode ser uma contribuição para os educadores populares.
Os conhecimentos quando atribuídos de sentidos significa-
dos para os educandos, conectados com a vida, carregam
outras dimensões que contribuem para emergência de no-
vos modos de ser e estar e sentir o mundo.
REFERÊNCIAS
BISHOP, D. Developmental Cognitive Genetics.
Quarterly
Journal Of Experimental Psychology
, [s.l.], v. 59, n.
7, p.1153-1168, 2006