Table of Contents Table of Contents
Previous Page  909 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 909 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

909

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

formação do sujeito livre e detentor de direitos, quanto con-

tribui para a sua politização com e no mundo. Esta contex-

tualização visa contribuir para um melhor entendimento da

Educação Popular e seus desafios da prática institucional,

não como uma alegoria à “terra prometida” ou “um campo

romântico” (APPLE, 2017, p.56), mas sim como um campo de

lutas e disputa de interesses.

Assim, fica aqui por meio dessa breve carta o desejo

de continuar o diálogo clandestino, amoroso, esperançoso e

freireano. Na certeza de que estaremos juntos/as nos próxi-

mos Fóruns de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

Forte abraço, Elisabete.

REFERÊNCIAS

APPLE, Michael W-

A Educação pode mudar a sociedade

?

Porto Alegre: Vozes, 2017.

BRANDÃO, C. R.

Círculo de Cultura

. In: STRECK, D.; REDIN,

E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire (pp.69-

70). Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CAMINI, Isabela

Cartas pedagógicas

: aprendizados que

se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF,

2012.

FREIRE, P.

Educação como Prática da Liberdade

. 19. ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. 41. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 2005.

VIEIRA, Adriano. (2010)

Cartas Pedagógicas

(verbete). In In:

STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário

Paulo Freire (pp. 65 – 66). Belo Horizonte: Editora Au-

têntica, 2010.