XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
909
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
formação do sujeito livre e detentor de direitos, quanto con-
tribui para a sua politização com e no mundo. Esta contex-
tualização visa contribuir para um melhor entendimento da
Educação Popular e seus desafios da prática institucional,
não como uma alegoria à “terra prometida” ou “um campo
romântico” (APPLE, 2017, p.56), mas sim como um campo de
lutas e disputa de interesses.
Assim, fica aqui por meio dessa breve carta o desejo
de continuar o diálogo clandestino, amoroso, esperançoso e
freireano. Na certeza de que estaremos juntos/as nos próxi-
mos Fóruns de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
Forte abraço, Elisabete.
REFERÊNCIAS
APPLE, Michael W-
A Educação pode mudar a sociedade
?
Porto Alegre: Vozes, 2017.
BRANDÃO, C. R.
Círculo de Cultura
. In: STRECK, D.; REDIN,
E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire (pp.69-
70). Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
CAMINI, Isabela
Cartas pedagógicas
: aprendizados que
se entrecruzam e se comunicam. Porto Alegre: ESTEF,
2012.
FREIRE, P.
Educação como Prática da Liberdade
. 19. ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 41. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2005.
VIEIRA, Adriano. (2010)
Cartas Pedagógicas
(verbete). In In:
STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário
Paulo Freire (pp. 65 – 66). Belo Horizonte: Editora Au-
têntica, 2010.