XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
911
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
NA PRÁTICA DA SAÚDE COLETIVA
SOB A ÓTICA FREIRIANA
Lívia Biasuz Machado
1
INTRODUÇÃO
Educação Popular em Saúde, na práxis do enfermeiro
de Saúde Coletiva, assiste à saúde do usuário consideran-
do questões sociais nas quais tais indivíduos estão inseridos
(CAMPOS, 2012; BRASIL, 2014). Objetivo: descrever uma re-
visão integrativa das produções referentes as metodologias
utilizadas pelo profissional enfermeiro na educação popular
em saúde sob a ótica Freiriana. Nas tendências pedagógi-
cas, Streck, Redin e Zitkoski (2010) apontam quatro práticas
norteadoras da nova lógica educacional na saúde: a tradi-
cional, a renovada, por condicionamento e a crítica. Na úl-
tima inclui-se a pedagogia crítica-social dos conteúdos e a
libertadora cuja base teórica é Freire (FREIRE, 2013). O pro-
fissional da saúde necessita de aproximação da cultura, dos
fazeres da vida diária da comunidade enquanto promotor
de saúde. Sensibilidade cultural, orientação comunitária e
familiar de Starfield (2004), complementam os pressupostos
de Freire. A necessidade da educação popular com um olhar
libertador afirma que o sujeito que a vive está em constan-
te busca do que lhe é negado (PAULO, 2017). Metodologia:
Revisão Integrativa. Realizado no banco da CAPES, de 2007
a 2017, no mês de janeiro de 2018. Priorizadas produções
de formação não escolar, do RS, com enfoque na educação
popular coletiva. As palavras-chaves utilizadas foram
“Edu-
cação Popular” and “Paulo Freire” and “Saúde Coletiva” and
“Rio Grande do Sul”
. Análise: foram encontrados 942 produ-
ções. Após critérios já descritos, restaram 01 dissertação de
1
Enfermeira. Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Feeva-
le.
liviabmachado@gmail.com