XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
907
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EDUCAÇÃO POPULAR E
SEUS ATRAVESSAMENTOS
Maria Elisabete Machado
1
Endereçado aos Estimados/as
participantes do Fórum de Estudos:
Leituras de Paulo Freire
Estimados/as!
Como participante do Fórum de Estudos: Leituras de
Paulo Freire há várias edições e encharcada pelo pensa-
mento freireano, escrevo esta carta a vocês, estudiosos/as
do campo da Educação Popular; pois como anuncia Vieira
(2010, p. 65), a escrita de uma carta constitui-se como “um
instrumento” que exige pensar sobre o que alguém diz e
pede resposta. Por isso demanda um “ato de amor” e “ri-
gor”, no qual afetamos e somos afetados, constituindo as-
sim “vínculos de compromisso”.
Nas palavras de Camini (2012), a escrita de uma carta,
tem intencionalidade e finalidade, neste caso a referida carta
visa contribuir com a formação de educadores/as populares
que atuam no campo da educação formal e não formal, na
perspectiva da transformação social. Assim sendo, estima-
das/os a proposição dessa carta se justifica se considerarmos
que o campo da Educação Popular, desde sua constituição
funda-se como um campo de resistência que resulta do en-
frentamento de uma prática bancária, com vistas à possibili-
dade de uma prática humana, libertadora e (auto)formativa
que desenvolveu-se na clandestinidade com os Círculos de
Cultura e como possibilidade hoje abarca os campos insti-
tucionais. . O fundamento deste está alicerçado na realidade
do sujeito, que resulta em temas geradores, precedidos da
1
1 Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS). E-mail
mmelisabete@yahoo.com.br