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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

907

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

EDUCAÇÃO POPULAR E

SEUS ATRAVESSAMENTOS

Maria Elisabete Machado

1

Endereçado aos Estimados/as

participantes do Fórum de Estudos:

Leituras de Paulo Freire

Estimados/as!

Como participante do Fórum de Estudos: Leituras de

Paulo Freire há várias edições e encharcada pelo pensa-

mento freireano, escrevo esta carta a vocês, estudiosos/as

do campo da Educação Popular; pois como anuncia Vieira

(2010, p. 65), a escrita de uma carta constitui-se como “um

instrumento” que exige pensar sobre o que alguém diz e

pede resposta. Por isso demanda um “ato de amor” e “ri-

gor”, no qual afetamos e somos afetados, constituindo as-

sim “vínculos de compromisso”.

Nas palavras de Camini (2012), a escrita de uma carta,

tem intencionalidade e finalidade, neste caso a referida carta

visa contribuir com a formação de educadores/as populares

que atuam no campo da educação formal e não formal, na

perspectiva da transformação social. Assim sendo, estima-

das/os a proposição dessa carta se justifica se considerarmos

que o campo da Educação Popular, desde sua constituição

funda-se como um campo de resistência que resulta do en-

frentamento de uma prática bancária, com vistas à possibili-

dade de uma prática humana, libertadora e (auto)formativa

que desenvolveu-se na clandestinidade com os Círculos de

Cultura e como possibilidade hoje abarca os campos insti-

tucionais. . O fundamento deste está alicerçado na realidade

do sujeito, que resulta em temas geradores, precedidos da

1

1 Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

(PUCRS). E-mail

mmelisabete@yahoo.com.br