902
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
aula. Das várias maneiras de olhar o papel de um educador
na Educação Popular, observa-se que ele busca vivenciar o
que ensina a seus educandos para que o conhecimento seja
recíproco, de modo a desenvolver práticas educativas de
acordo com sua realidade e contexto de vida dos educandos
(FREIRE, 2005).
Deste modo, percebe-se que as contribuições da neu-
rociência no campo da educação vinculam-se ao que Paulo
Freire defende em sua obra. São conhecidos trabalhos no
Brasil publicados por educadores que encontram na neu-
rociência subsídio para suas aulas (GROSSI
et al.
, 2014),
Na minha experiência enquanto educador de ciências, por
exemplo, busco adotar uma metodologia de ensino que
despertasse o bom humor dos educandos para as aulas,
pois durante minha trajetória como educando, observava
que os colegas da minha comunidade chamavam os profes-
sores que faziam estas atividades de os “mais legais”, “mais
engraçados” e amigo. Comentários, que por sua vez, condi-
zem com estudos científicos que relacionam humor, foco e
aprendizado. Esta metodologia, aliada com uma concepção
de educação que busca desenvolver uma prática educativa
emancipatória, os conteúdos trabalhados ganham outros
sentidos, contribuindo para além da aprendizagem, mas
para novos modos de ser dos educandos e do educador
(FREIRE, 2005). A contextualização da prática do ensino, seja
com experimentos com objetos numa aula de ciências ou
de discussões numa aula de filosofia, e com exemplos que
não fogem da realidade de vida dos estudantes, corrobo-
ram com educandos que aplicam o que aprendem em suas
vidas e somam tais conhecimentos com os saberes de seus
povos, culturas e tecnologias, para além da possibilidade de
ingressar no saber acadêmico ou atividade profissional, mas
para transformação de suas realidades. Ao se transforma-
rem, transformam também sua comunidade (FREIRE, 2005).
A minha experiência do conhecimento acadêmico em
neurociências também se mostrou pertinente ao se vincular
com a concepção de Paulo Freire na Educação Popular. Como