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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

aula. Das várias maneiras de olhar o papel de um educador

na Educação Popular, observa-se que ele busca vivenciar o

que ensina a seus educandos para que o conhecimento seja

recíproco, de modo a desenvolver práticas educativas de

acordo com sua realidade e contexto de vida dos educandos

(FREIRE, 2005).

Deste modo, percebe-se que as contribuições da neu-

rociência no campo da educação vinculam-se ao que Paulo

Freire defende em sua obra. São conhecidos trabalhos no

Brasil publicados por educadores que encontram na neu-

rociência subsídio para suas aulas (GROSSI

et al.

, 2014),

Na minha experiência enquanto educador de ciências, por

exemplo, busco adotar uma metodologia de ensino que

despertasse o bom humor dos educandos para as aulas,

pois durante minha trajetória como educando, observava

que os colegas da minha comunidade chamavam os profes-

sores que faziam estas atividades de os “mais legais”, “mais

engraçados” e amigo. Comentários, que por sua vez, condi-

zem com estudos científicos que relacionam humor, foco e

aprendizado. Esta metodologia, aliada com uma concepção

de educação que busca desenvolver uma prática educativa

emancipatória, os conteúdos trabalhados ganham outros

sentidos, contribuindo para além da aprendizagem, mas

para novos modos de ser dos educandos e do educador

(FREIRE, 2005). A contextualização da prática do ensino, seja

com experimentos com objetos numa aula de ciências ou

de discussões numa aula de filosofia, e com exemplos que

não fogem da realidade de vida dos estudantes, corrobo-

ram com educandos que aplicam o que aprendem em suas

vidas e somam tais conhecimentos com os saberes de seus

povos, culturas e tecnologias, para além da possibilidade de

ingressar no saber acadêmico ou atividade profissional, mas

para transformação de suas realidades. Ao se transforma-

rem, transformam também sua comunidade (FREIRE, 2005).

A minha experiência do conhecimento acadêmico em

neurociências também se mostrou pertinente ao se vincular

com a concepção de Paulo Freire na Educação Popular. Como