908
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
leitura de mundo que resulta na leitura da palavra (Freire,
2005).
Assim, esta carta, tem a intenção de refletir quanto
à importância do Círculo de Cultura em articulação com a
Educação Popular, cuja raiz é o pensamento de Paulo Freire.
Nesse sentido, cabe aqui abordar, ainda que brevemente, a
compreensão sobre Círculo de Cultura, que está atravessado
pela Educação Popular, nasce na América Latina e no Brasil,
tendo Freire, nas décadas de 50/60 como o principal promo-
tor dessa práxis. Como assevera Carlos Rodrigues Brandão
(2010).
A itinerância dos Círculos de Cultura caracteriza-se em
muitos países por experiências de práticas que aconteciam
na coletividade e por grupos, constituído por trabalhadores/
as reunidos sob a coordenação de mulheres e homens.
Em vista disso, a Educação Popular, compreende o su-
jeito como ponto de partida na construção de conhecimen-
to através da tomada de consciência crítica que reverbera
em uma nova ação com o mundo. Portanto, constitui-se em
uma educação humanizadora, que leva em conta o contexto
social e histórico em que o sujeito está imerso. Em acordo
com essa reflexão, encontramos em Paulo Freire o entendi-
mento de que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a
si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo
mundo” (FREIRE, 2005, p.78). Significa que o sujeito é capaz
de aprender e educar-se mediatizado através da própria lei-
tura que faz de seu mundo.
A referida citação, numa perspectiva dialética, possi-
bilita compreender que tanto a Educação Popular, quanto
a Educação clandestina vivenciadas nos Círculos de Cultura
constituídos pelo referido autor estão atravessadas, uma vez
que para ambas o sujeito constitui-se como parte da mu-
dança e da transformação da realidade vivida no contexto
em que está inserido. Por fim, vale salientar, que a presente
explanação sobre a Educação Popular e a Educação clan-
destina exercida nos Círculo de Cultura, constitui-se como
uma síntese da Educação libertadora que propõe tanto a