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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

suas vivências. Este esforço físico, prejudica a atenção do

estudante e, portanto, o seu aprendizado.

É necessário que o educador esteja ciente que a falta

e ausência de atenção não tem correlação nenhuma com in-

disciplina ou falta de interesse da criança. Por exemplo, mui-

tas delas são prejudicadas no fundamental porque sofrem

TDHA (NAVES

et al,.

2012) e os professores, não consideran-

do este problema neuropsicológico, criticam a criança por

ser desatenda. Quanto ao desinteresse, considerando às pa-

lavras de Rubem Alves:

“Na escola não pode ter essa palavra

‘silêncio’, porque naturalmente se a escola é boa, as crianças

vão fazer silêncio porque elas vão gostar daquilo que elas

estão fazendo.” A atitude de uma escola e educador pode

ser decorrente de um meio desanimado ou de ocasiões e

didáticas que se distanciam da aprendizagem.

Para evitar isso, é convidativo que o educador favore-

ça a relação entre ele e o saber do aluno, correlacionando-as

com seus contextos de vida e, caso sua didática não seja

satisfatória, transforme-a se necessário. Há outro aspecto da

neurociência, de difícil compreensão de seus processos, mas

de imensurável importância. Da mesma forma que a cultura

de um povo internaliza nas raízes e vivências de um educan-

do, o ambiente é capaz de transformar a estrutura interna no

sistema nervoso central, causando mudanças anatômicas e

funcionais no cérebro. Isto é chamado de plasticidade cere-

bral. Esses mecanismos, interferem tanto na quantidade de

neurônios do hipocampo - estrutura que vai fornecer me-

mórias e aprendizados recentes no sujeito - como vai modi-

ficar a morfologia e conexões destes neurônios em todo o

cérebro (SHAFFER, 2016). Essas mudanças são dependentes

das vivências dos povos em seu ambiente cotidiano. Tal in-

formação, se faz muito preciosa para se compreender como

as pessoas em geral: torcedores, religiosos, políticos, povos

culturais e outras tipos de grupos defendem tanto o que

acreditam, pois isso não é apenas uma formação de ideias,

mas reflexões internalizadas em seu sistema nervoso ao lon-

go de sua vida!