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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
suas vivências. Este esforço físico, prejudica a atenção do
estudante e, portanto, o seu aprendizado.
É necessário que o educador esteja ciente que a falta
e ausência de atenção não tem correlação nenhuma com in-
disciplina ou falta de interesse da criança. Por exemplo, mui-
tas delas são prejudicadas no fundamental porque sofrem
TDHA (NAVES
et al,.
2012) e os professores, não consideran-
do este problema neuropsicológico, criticam a criança por
ser desatenda. Quanto ao desinteresse, considerando às pa-
lavras de Rubem Alves:
“Na escola não pode ter essa palavra
‘silêncio’, porque naturalmente se a escola é boa, as crianças
vão fazer silêncio porque elas vão gostar daquilo que elas
estão fazendo.” A atitude de uma escola e educador pode
ser decorrente de um meio desanimado ou de ocasiões e
didáticas que se distanciam da aprendizagem.
Para evitar isso, é convidativo que o educador favore-
ça a relação entre ele e o saber do aluno, correlacionando-as
com seus contextos de vida e, caso sua didática não seja
satisfatória, transforme-a se necessário. Há outro aspecto da
neurociência, de difícil compreensão de seus processos, mas
de imensurável importância. Da mesma forma que a cultura
de um povo internaliza nas raízes e vivências de um educan-
do, o ambiente é capaz de transformar a estrutura interna no
sistema nervoso central, causando mudanças anatômicas e
funcionais no cérebro. Isto é chamado de plasticidade cere-
bral. Esses mecanismos, interferem tanto na quantidade de
neurônios do hipocampo - estrutura que vai fornecer me-
mórias e aprendizados recentes no sujeito - como vai modi-
ficar a morfologia e conexões destes neurônios em todo o
cérebro (SHAFFER, 2016). Essas mudanças são dependentes
das vivências dos povos em seu ambiente cotidiano. Tal in-
formação, se faz muito preciosa para se compreender como
as pessoas em geral: torcedores, religiosos, políticos, povos
culturais e outras tipos de grupos defendem tanto o que
acreditam, pois isso não é apenas uma formação de ideias,
mas reflexões internalizadas em seu sistema nervoso ao lon-
go de sua vida!