XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
895
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
BRITO, Jomard Muniz de. Educação de adultos e unificação
da cultura. In:
Cultura popular e educação popular:
memória dos anos 60. Osmar Fávero (Org.). Rio de Ja-
neiro: Edições Graal, 1983 – pp.147 a 159.
DESCARTES, René.
Discurso do método
: para bem condu-
zir a própria razão e procurar a verdade nas ciências.
Tradução de Thereza Christina Stummer. Coleção Filo-
sofia. São Paulo: Paulus, 2002.
FÁVERO, Osmar.
Cultura popular e educação popular:
me-
mória dos anos 60. Osmar Fávero (Org.). Rio de Janei-
ro: Edições Graal, 1983
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. São
Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 17
a
edição. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. 15
a
edição. São Paulo: Paz e
Terra, 1996. Coleção Leitura.
FREIRE, Paulo.
Professora sim, tia não:
cartas a quem ousa
ensinar. 9
a
edição. São Paulo, Editora Olho d’Água, 1998.
FREIRE, Paulo.
Política e educação:
ensaios. 7
a
edição. São
Paulo, Cortez, 2003. Coleção Questões de Nossa Épo-
ca: v. 23.
GUILFORD, J. P.
Way beyond the IQ
: guide for improving
intelligence and creativity. Buffalo, New York: Creative
Education Foundation, 1977.
KOSIK, Karel.
Dialética do concreto
. Tradução de Célia Ne-
ves e Alderico Toríbio. 2
a
Edição, Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1976.
MOSSTON, Muska e ASHWORTH, Sara.
The spectrum of
teaching styles
: from Command to Discovery. New
Yok: Longman, 1990.
PINTO, Álvaro Vieira.
Consciência e existência:
problemas
filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Edito-
ra Civilização Brasileira; Editora Paz e Terra, 1969. Série
Rumos da Cultura Moderna; vol. 20.