XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
899
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Tais processos e características derivadas do sistema
nervoso central, são estudadas por vários pesquisadores e,
sendo especulada como a estrutura mais complexa que se
tem conhecimento no universo, o cérebro humano passa a
ser de enorme interesse acadêmico. Consequente disso, a
educação conquistou o seu espaço dentro das neurociên-
cias através da neurociência educacional (ZARO
et al.,
2010).
Como esta área envolve a relação educando e aprendizado,
e para o aprender é necessário se atentar para o mesmo,
pesquisas comportamentais e neurofisiológicas estudam
como cérebro faz esse processo de aprendizado através da
atenção.
Gilberto Fernando Xavier e André Frazão Helene, do
Instituto de Biociências da USP, estudou como as pessoas
eram capazes de desenvolver novas habilidades linguísticas.
Neste requisito, avaliou o aprendizado de pessoas na per-
formance na leitura de palavras espelhadas para o primeiro
grupo de estudo e, para o segundo grupo, colocou-as em
treinamento para escrever, de maneira imaginária, palavras
invertidas. Ao final do treinamento, os dois grupos foram ca-
pazes de ler com rapidez as palavras espelhadas que foram
formuladas pelos próprios pesquisadores. Ainda na mesma
pesquisa, os cientistas fizeram um terceiro grupo que dife-
rente do primeiro, não apenas treinava a leitura, mas exerci-
tavam a escrita de termos espelhados tentando realizar ou-
tra atividade de memorização visual. Ocorreu que estas pes-
soas apresentaram dificuldades em ler palavras espelhadas.
Estes resultados indicam que tanto o aprendizado de leitura
invertida quanto a capacidade de memorização, necessitam
de uma atenção exclusiva. Portanto, o desvio de atenção é
significativo. Para um educador que se utiliza de exemplos
que fogem da realidade de seus educandos, não conse-
guem compartilhar com potencial seus conhecimentos pois,
quando um educando escuta um exemplo fora de sua reali-
dade, o mesmo tenta entender o exemplo do educador, ao
mesmo tempo em que tenta associar aquele conhecimento
às experiências que possui e como este exemplo somam às