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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sionamento a educação assume o papel de fomentadora
destas relações e mudanças paradigmáticas.
A escola pode ser considerada como espaço de diá-
logo e reflexão no interior das prisões, desde que
compreenda as particularidades dos sujeitos da
EJA, visando uma sociedade menos desigual, sen-
do importante a participação do Estado na tarefa
de garantir o direito de educação para todos/as,
inclusive para os grupos menos privilegiados, mar-
ginalizados e excluídos pela sociedade. (MENOTTI,
2014, p.134)
Jovens que vivenciam estas relações excludentes, rotu-
lados por indisciplina, deficiências intelectuais, drogadição,
problemas familiares são também oriundos de ações peda-
gógicas descontextualizadas, culminando com o “fracasso
escolar” da educação básica regular diurna e na migração
crescente direcionada para a EJA.
A EJA necessita inserir em seu debate o mundo do
trabalho e as relações conflitantes entre trabalho e capital
desenvolvendo a consciência política capaz de formar su-
jeitos de sua própria história, reconhecendo a importância
da formação integral desses jovens e adultos trabalhado-
res, caracterizando-se como espaço dialético. A educação
necessita ser assegurada e perseguida como direito a ser
efetivado na busca da transformação da sociedade, vislum-
brando relações mais justas e efetivamente democráticas.
Essa concepção indica que a EJA vislumbrando a
Educação Popular encontra terreno fértil para semear suas
ações pedagógicas com os educandos privados de liberda-
de. Apesar de alguns ainda não fazerem a leitura da palavra
é importante que seriamente façam a leitura do mundo.
Assim compreendida e posta em prática, a Educa-
ção Popular pode ser socialmente percebida como
facilitadora da compreensão científica que grupos e
movimentos podem e devem ter acerca de suas ex-
periências. (...) Implica entendê-la e vivê-la, sobre-
tudo vivê-la, como tempo de possibilidade, o que
significa a recusa a qualquer explicação determinis-