XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
919
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Pós-Graduação (SNPG) facilitando a coleta de informações
junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní-
vel Superior – CAPES; foi utilizada a Plataforma Sucupira, por
ser uma ferramenta, que disponibiliza em tempo real, infor-
mações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no
SNPG para toda a comunidade acadêmica.
Na busca de estudos produzidos e na tentativa de
diminuir as lacunas de pesquisa sobre esta temática foram
pesquisados 16 programas que direta ou indiretamente es-
tão relacionados ao tema, dentre eles: Educação, Política
Pública e Gestão Educacional, Direito, Política Social, Ciên-
cias Políticas, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Socio-
logia, Direitos Humanos, Direito e Justiça Social, Educação
Ambiental, Educação em Ciência da Vida e Saúde, Políticas
Públicas, Ciências Sociais, Política Social e Serviço Social,
Ciências Criminais, práticas Socioculturais e desenvolvimen-
to Social, Política Social e Serviço Social.
Após a identificação e leitura deste material bibliográ-
fico foram realizadas leituras exploratórias dos resumos de
cada produção, detectando informações relevantes ao tema,
selecionando o que de fato vai ao encontro dos objetivos da
pesquisa descartando os dados irrelevantes. Mediante a se-
leção do material, foram ordenados as informações contidas
buscando responder aos objetivos propostos, relacionando
as ideias expressas nas obras com o problema ao qual se
busca a resposta.
O tema EJA para os que estão com privação de li-
berdade foi encontrado indiretamente sendo tratado em 8
produções acadêmicas sendo 2 teses e 6 dissertações. Des-
sas produções emergem dois subeixos “direitos humanos
a educação” e “as experiências escolares e suas relações
com o mundo do cárcere”. Em outras 4 produções, 1 tese e
3 dissertações encontramos a educação sendo tratada di-
retamente como política pública, para tanto teremos o su-
beixo “políticas públicas de educação para jovens e adultos
em conflito com a lei”. Nesta produção trataremos apenas
o subeixo relacionado à política pública de educação.