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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Pós-Graduação (SNPG) facilitando a coleta de informações

junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní-

vel Superior – CAPES; foi utilizada a Plataforma Sucupira, por

ser uma ferramenta, que disponibiliza em tempo real, infor-

mações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no

SNPG para toda a comunidade acadêmica.

Na busca de estudos produzidos e na tentativa de

diminuir as lacunas de pesquisa sobre esta temática foram

pesquisados 16 programas que direta ou indiretamente es-

tão relacionados ao tema, dentre eles: Educação, Política

Pública e Gestão Educacional, Direito, Política Social, Ciên-

cias Políticas, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Socio-

logia, Direitos Humanos, Direito e Justiça Social, Educação

Ambiental, Educação em Ciência da Vida e Saúde, Políticas

Públicas, Ciências Sociais, Política Social e Serviço Social,

Ciências Criminais, práticas Socioculturais e desenvolvimen-

to Social, Política Social e Serviço Social.

Após a identificação e leitura deste material bibliográ-

fico foram realizadas leituras exploratórias dos resumos de

cada produção, detectando informações relevantes ao tema,

selecionando o que de fato vai ao encontro dos objetivos da

pesquisa descartando os dados irrelevantes. Mediante a se-

leção do material, foram ordenados as informações contidas

buscando responder aos objetivos propostos, relacionando

as ideias expressas nas obras com o problema ao qual se

busca a resposta.

O tema EJA para os que estão com privação de li-

berdade foi encontrado indiretamente sendo tratado em 8

produções acadêmicas sendo 2 teses e 6 dissertações. Des-

sas produções emergem dois subeixos “direitos humanos

a educação” e “as experiências escolares e suas relações

com o mundo do cárcere”. Em outras 4 produções, 1 tese e

3 dissertações encontramos a educação sendo tratada di-

retamente como política pública, para tanto teremos o su-

beixo “políticas públicas de educação para jovens e adultos

em conflito com a lei”. Nesta produção trataremos apenas

o subeixo relacionado à política pública de educação.