920
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E
ADULTOS EM CONFLITO COM A LEI
No que se refere às questões educacionais e políticas
públicas de medidas socioeducativas, 1 tese e 3 dissertações
tratam diretamente desse tema. Cifali (2015) em sua disser-
tação relaciona as transformações ocorridas no cenário na-
cional da última década e as estratégias de enfrentamento
ao delito no contexto internacional. Assim, o objetivo desta
produção foi
conhecer como a experiência nacional de um
governo baseado na tradição política de esquerda trabalhou
no âmbito da elaboração politico-criminal e quais os impac-
tos mais marcantes das reformas legais realizadas no período
sobre as taxas de encarceramento
(CIFALI, 2015).
Recorrendo a Pierre Bourdieu, a fim de compreen-
der a dinâmica de funcionamento do campo jurídico e seus
mecanismos de reprodução social, Alves (2014) em seu tra-
balho de pesquisa analisa criminologicamente os sentidos
atribuídos a socioeducação na contemporaneidade e pela
perspectiva do Judiciário brasileiro. Alves (2014)
a fim de res-
tringir o objeto da pesquisa, enfocou-se o estudo na medida
socioeducativa de intervenção aplicada a casos envolvendo a
prática de ato infracional análogo ao crime de furto.
O desafio de denunciar, que ao ter o direito de liber-
dade cerceado, por conflito com a lei, há também, o cer-
ceamento dos demais direitos básicos dos adolescentes
em medida privativa de liberdade, esta colocado por Duar-
te (2016) em sua pesquisa de mestrado. O objetivo geral
de seu estudo foi conhecer as experiências sociais desses
adolescentes, constatando que
outra questão pertinente diz
respeito à proposta socioeducativa, que, por vezes, converge
com o modelo prisional,
não alcançando, portanto, o objeti-
vo social desta política pública.
Por último e ainda dentro do tema políticas públicas
de educação, encontramos a produção de Barbosa (2013),
que estuda as medidas socioeducativas de internação, anali-
sando o conceito de socioeducação, que segundo ele,
com-
preende as práticas educativas desenvolvidas por instituições