XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
925
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E
PERMANÊNCIA DOS SETORES POPULARES
Adriana Salete Loss
1
Maria Geralda Oliver Rosa
2
Paulo Cesar Rocha Marinho
3
Palavras-chave:
Ensino Superior. Acesso e Permanência. In-
clusão. Setores populares.
INTRODUÇÃO
O cenário mundial e brasileiro tem nos mostrado que
o paradigma econômico, político e educacional está for-
temente voltado para o mundo do mercado competitivo,
gerador de desigualdades, de misérias, de guerras, de cor-
rupções e de problemas sociais e ambientais. Este cenário
é acessado todos os dias pelas redes midiáticas, que não
cessam de mostrar o desiquilíbrio e o caos instalado na hu-
manidade pelo capitalismo selvagem, o qual é caracterizado
nos versos descritos na parte I “A sombra da incontrolabili-
dade” obra de Mészarós “Para além do capital: rumo a uma
teoria da transição” (2011, p. 47):
Rato primitivo espalha praga entre nós: pensamen-
to impensado. Rói adentro todo o nosso alimento e
corre de um homem ao outro. Por isso o beberrão
ignora que ao afogar as mágoas em champanhe
engole em seco o insípido caldo do pobre apavora-
do. E já que a razão falha em exigir direitos fecun-
1
Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul –
UFFS/campus Erechim. E-mail:
adriloss@uffs.edu.br2
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Ge-
rais e Universidade de Lisboa/Instituto de Educação (Sanduíche). Professo-
ra do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes/campus Vila Velha. E-mail:
mariarosa@ifes.edu.br3
Estudante de graduação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Fe-
deral da Fronteira Sul – UFFS/campus Erechim.