Table of Contents Table of Contents
Previous Page  925 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 925 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

925

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E

PERMANÊNCIA DOS SETORES POPULARES

Adriana Salete Loss

1

Maria Geralda Oliver Rosa

2

Paulo Cesar Rocha Marinho

3

Palavras-chave:

Ensino Superior. Acesso e Permanência. In-

clusão. Setores populares.

INTRODUÇÃO

O cenário mundial e brasileiro tem nos mostrado que

o paradigma econômico, político e educacional está for-

temente voltado para o mundo do mercado competitivo,

gerador de desigualdades, de misérias, de guerras, de cor-

rupções e de problemas sociais e ambientais. Este cenário

é acessado todos os dias pelas redes midiáticas, que não

cessam de mostrar o desiquilíbrio e o caos instalado na hu-

manidade pelo capitalismo selvagem, o qual é caracterizado

nos versos descritos na parte I “A sombra da incontrolabili-

dade” obra de Mészarós “Para além do capital: rumo a uma

teoria da transição” (2011, p. 47):

Rato primitivo espalha praga entre nós: pensamen-

to impensado. Rói adentro todo o nosso alimento e

corre de um homem ao outro. Por isso o beberrão

ignora que ao afogar as mágoas em champanhe

engole em seco o insípido caldo do pobre apavora-

do. E já que a razão falha em exigir direitos fecun-

1

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade

de Lisboa. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul –

UFFS/campus Erechim. E-mail:

adriloss@uffs.edu.br

2

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Ge-

rais e Universidade de Lisboa/Instituto de Educação (Sanduíche). Professo-

ra do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes/campus Vila Velha. E-mail:

mariarosa@ifes.edu.br

3

Estudante de graduação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Fe-

deral da Fronteira Sul – UFFS/campus Erechim.