XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
difundidas na multidão, com suas combinações ideológicas
e que culminam em uma filosofia hegemônica. Também, é
preciso pensar e agir criticamente sob as ideologias subja-
centes às concepções de mundo, estabelecidas pelo grupo
em ascensão e que conduzem ao fanatismo (endeusamento
dos “produtos” do mercado capitalista).
A política da teoria crítica, da emancipação dos sujei-
tos, requer que os espaços educacionais promovam a dis-
cussão e o estudo reflexivo e crítico, com rigorosidade cien-
tífica
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, como menciona Freire (1996). Essa práxis pedagógica
funciona como processo de desideologização, de anti-alie-
nação, de empoderamento
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epistemológico e como possi-
bilidade de construção de práticas interventivas no social. A
educação, nessa perspectiva, tem como questão central o
desenvolvimento da cidadania que assume a responsabili-
dade social.
Assim, se faz necessário uma proposta de Educação
que compreenda a presença das relações entre culturas e
dos problemas socais, que busca a transcendência do etno-
centrismo para o reconhecimento da diversidade de lingua-
gens e da abertura aos etnoconhecimentos e etnosaberes.
Para tanto, é fundamental a constituição de uma uni-
versidade para a inclusão que tem como base a pedagogia
da diferença, da leitura da palavra e da leitura de mundo.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROJETO DE PESQUISA
“ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS
SETORES POPULARES”
O movimento dos estudantes pela democratização
do Ensino Superior caracterizado pelos manifestos de maio
de 1968, continua a ecoar. Pois, mesmo diante da ampliação
das políticas educacionais na década de 90, a universaliza-
ção do Ensino Superior não significou a universalização das
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O termo rigorosidade científica refere-se ao processo que possui as se-
guintes características: pesquisa, criticidade, e espírito de inacabamento.
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O termo empoderament, de acordo com Giroux (1999) refere-se à capaci-
dade de pensar e agir criticamente.