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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

difundidas na multidão, com suas combinações ideológicas

e que culminam em uma filosofia hegemônica. Também, é

preciso pensar e agir criticamente sob as ideologias subja-

centes às concepções de mundo, estabelecidas pelo grupo

em ascensão e que conduzem ao fanatismo (endeusamento

dos “produtos” do mercado capitalista).

A política da teoria crítica, da emancipação dos sujei-

tos, requer que os espaços educacionais promovam a dis-

cussão e o estudo reflexivo e crítico, com rigorosidade cien-

tífica

4

, como menciona Freire (1996). Essa práxis pedagógica

funciona como processo de desideologização, de anti-alie-

nação, de empoderamento

5

epistemológico e como possi-

bilidade de construção de práticas interventivas no social. A

educação, nessa perspectiva, tem como questão central o

desenvolvimento da cidadania que assume a responsabili-

dade social.

Assim, se faz necessário uma proposta de Educação

que compreenda a presença das relações entre culturas e

dos problemas socais, que busca a transcendência do etno-

centrismo para o reconhecimento da diversidade de lingua-

gens e da abertura aos etnoconhecimentos e etnosaberes.

Para tanto, é fundamental a constituição de uma uni-

versidade para a inclusão que tem como base a pedagogia

da diferença, da leitura da palavra e da leitura de mundo.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROJETO DE PESQUISA

“ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS

SETORES POPULARES”

O movimento dos estudantes pela democratização

do Ensino Superior caracterizado pelos manifestos de maio

de 1968, continua a ecoar. Pois, mesmo diante da ampliação

das políticas educacionais na década de 90, a universaliza-

ção do Ensino Superior não significou a universalização das

4

O termo rigorosidade científica refere-se ao processo que possui as se-

guintes características: pesquisa, criticidade, e espírito de inacabamento.

5

O termo empoderament, de acordo com Giroux (1999) refere-se à capaci-

dade de pensar e agir criticamente.