Table of Contents Table of Contents
Previous Page  933 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 933 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

933

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Entendemos que para formulação e implementação

de políticas educacionais capaz de diminuir essa desigual-

dade seria necessário ações focalizadas para composição

de um sistema integrado de educação onde o regime de

colaboração dos entes federados fosse fortalecido, e uma

articulação entre educação, ciência e tecnologia.

Acreditamos que as Instituições de Ensino Superior

(IES) precisam manter indissociados o ensino, a pesquisa e

a extensão, conforme estabelece a Constituição de 1988 em

seu artigo 207, e a Lei 11.892/08. Com toda a certeza, esta

articulação propicia canais de difusão, socialização e a de-

mocratização do conhecimento produzido nas IES, são neles

que os setores populares por meio da extensão universitária

estabelecem diálogos para troca de conhecimentos.

De modo que, a extensão universitária deverá esta-

belecer uma ponte que articulará disseminação e socializa-

ção de conhecimentos concentrados na área de ensino e

pesquisa; mapear as necessidades de pesquisas em outras

áreas; prestar serviços e assistência comunidade; facilitar a

integração ensino-pesquisa-extensão; possibilitar a integra-

ção IES-comunidade; possibilitar a comunidade escolar do

IES conhecer a problemática regional e atuar na busca de

soluções plausíveis. (BRASIL, 2008).

Assim, as iniciativas para reflexões de tais políticas de-

vem ultrapassar além fronteiras, fazendo valer o direito ao

acesso e permanência no ensino superior e numa perspecti-

va freireana buscando a ampliação e democratização desse

direito a todos os setores setores populares. Buscando uma

integração social comprometida com o sentimento de per-

tencimento, de cidadania de democracia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante desta análise muitas questões ainda permane-

cem para reflexão: A quem deve servir a universidade con-

temporânea? Qual seu papel para o desenvolvimento hu-

mano e social no século XXI? Seria possível construir uma

educação como ato de conhecimento e como ato político?

Essas entre outras questões nos instigam.