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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Entretanto, os desafios para a democratização do en-
sino superior e com ele a garantia de permanência dos se-
tores populares dependerá de contínuas reflexões e ações
concretas para formulação e/ou implementação das polí-
ticas de inclusão, que no nosso entendimento perpassam
também pelos desafios, respectivamente, da ampliação de
vagas no sistema público e privado; da garantia de recursos
financeiros para redução das desigualdades regionais e ga-
rantia da formação qualificada; investimento na formação
inicial e continuada de professores para qualificação para
atendimento dessas novas demandas multiculturais e espe-
ciais; entre outros. Decerto, estes desafios estão amparados
pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2011-2020), apro-
vado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, nas metas
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7
, 13
8
e 14
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. Contudo, a comunidade acadêmica precisa
manter uma articulação contínua de reflexão e debate para
companhar, monitorar e avaliar e implementação das metas
estabelecidas no PNE.
Em suma, as instituições de ensino superior precisam
compreender as novas demandas que apresentam esse
aluno ingressante, incorporando entre outras mudanças
as novas tecnologias da informação e comunicação - TICs
como aliada nesse processo construção de novas dinâmi-
cas do conhecimento em ambientes de aprendizagem in-
terativos e criativos. Somente com essa superação a uni-
versidade poderá construir a ética necessária ao convívio
social e à cidadania.
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Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta
por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da popula-
ção de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da
oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas
matrículas, no segmento público.
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Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres
e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema
de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do to-
tal, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.
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Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto
sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres
e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.