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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Entretanto, os desafios para a democratização do en-

sino superior e com ele a garantia de permanência dos se-

tores populares dependerá de contínuas reflexões e ações

concretas para formulação e/ou implementação das polí-

ticas de inclusão, que no nosso entendimento perpassam

também pelos desafios, respectivamente, da ampliação de

vagas no sistema público e privado; da garantia de recursos

financeiros para redução das desigualdades regionais e ga-

rantia da formação qualificada; investimento na formação

inicial e continuada de professores para qualificação para

atendimento dessas novas demandas multiculturais e espe-

ciais; entre outros. Decerto, estes desafios estão amparados

pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2011-2020), apro-

vado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, nas metas

12

7

, 13

8

e 14

9

. Contudo, a comunidade acadêmica precisa

manter uma articulação contínua de reflexão e debate para

companhar, monitorar e avaliar e implementação das metas

estabelecidas no PNE.

Em suma, as instituições de ensino superior precisam

compreender as novas demandas que apresentam esse

aluno ingressante, incorporando entre outras mudanças

as novas tecnologias da informação e comunicação - TICs

como aliada nesse processo construção de novas dinâmi-

cas do conhecimento em ambientes de aprendizagem in-

terativos e criativos. Somente com essa superação a uni-

versidade poderá construir a ética necessária ao convívio

social e à cidadania.

7

Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta

por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da popula-

ção de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da

oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas

matrículas, no segmento público.

8

Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres

e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema

de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do to-

tal, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.

9

Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto

sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres

e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.