Table of Contents Table of Contents
Previous Page  940 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 940 / 2428 Next Page
Page Background

940

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dinâmica cultural. Estamos, efetivamente, reconhe-

cendo na educação a importância das várias cultu-

ras e tradições na formação de uma nova civiliza-

ção, transcultural e transdisciplinar (D’AMBROSIO,

2002, p. 46).

Com base nas palavras de D’Ambrosio, compreende-

mos que a proposta pedagógica baseada na Etnomatemáti-

ca se configura como uma prática docente em movimento,

que possibilita reflexões constantes sobre as aulas de Mate-

mática e o exercício do pensamento. A necessidade de re-

conhecer e valorizar as vivências trazidas pelos estudantes

para serem exploradas dentro da sala de aula demonstra o

respeito à diversidade cultural que é fundamental na pers-

pectiva da Etnomatemática, pois o contexto é marcado pela

riqueza e pela complexidade na dinâmica cultural entre os

diversos tipos de saberes. Nesta perspectiva é que as aulas

de Matemática foram planejadas no contexto do Maxximus.

A seguir faremos uma explanação de algumas das ativida-

des que foram desenvolvidas no decorrer desses 10 anos.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR PARA ALÉM DOS

CONCEITOS

O Grupo Maxximus acredita no trabalho coletivo, no

qual educadores e educandos são agentes transformadores.

É nesta perspectiva que as atividades são pensadas de forma

a valorizar e a promover o trabalho em equipe, respeitando

as vivências dos estudantes e suas experiências. Isto significa

construir um ambiente educativo que favoreça o crescimen-

to coletivo. Significa também almejar uma educação com o

olhar crítico da realidade. Como exemplo de atividade que

busca estabelecer esse olhar reflexivo propiciando o diálogo

entre a Matemática e os problemas sociais, destacamos a

atividade “As embalagens recriando o movimento cubista

3

”.

Esta atividade foi uma oficina desenvolvida no curso

no ano de 2012. Sua metodologia buscou a partir da re-

3

O relato dessa atividade foi apresentado na Mostra de Produção Universi-

tária da FURG, no ano de 2012.