940
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dinâmica cultural. Estamos, efetivamente, reconhe-
cendo na educação a importância das várias cultu-
ras e tradições na formação de uma nova civiliza-
ção, transcultural e transdisciplinar (D’AMBROSIO,
2002, p. 46).
Com base nas palavras de D’Ambrosio, compreende-
mos que a proposta pedagógica baseada na Etnomatemáti-
ca se configura como uma prática docente em movimento,
que possibilita reflexões constantes sobre as aulas de Mate-
mática e o exercício do pensamento. A necessidade de re-
conhecer e valorizar as vivências trazidas pelos estudantes
para serem exploradas dentro da sala de aula demonstra o
respeito à diversidade cultural que é fundamental na pers-
pectiva da Etnomatemática, pois o contexto é marcado pela
riqueza e pela complexidade na dinâmica cultural entre os
diversos tipos de saberes. Nesta perspectiva é que as aulas
de Matemática foram planejadas no contexto do Maxximus.
A seguir faremos uma explanação de algumas das ativida-
des que foram desenvolvidas no decorrer desses 10 anos.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR PARA ALÉM DOS
CONCEITOS
O Grupo Maxximus acredita no trabalho coletivo, no
qual educadores e educandos são agentes transformadores.
É nesta perspectiva que as atividades são pensadas de forma
a valorizar e a promover o trabalho em equipe, respeitando
as vivências dos estudantes e suas experiências. Isto significa
construir um ambiente educativo que favoreça o crescimen-
to coletivo. Significa também almejar uma educação com o
olhar crítico da realidade. Como exemplo de atividade que
busca estabelecer esse olhar reflexivo propiciando o diálogo
entre a Matemática e os problemas sociais, destacamos a
atividade “As embalagens recriando o movimento cubista
3
”.
Esta atividade foi uma oficina desenvolvida no curso
no ano de 2012. Sua metodologia buscou a partir da re-
3
O relato dessa atividade foi apresentado na Mostra de Produção Universi-
tária da FURG, no ano de 2012.