XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
943
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
nares no ambiente educativo
6
.
A dinâmica da oficina foi
planejada em quatro momentos. O primeiro foi dedicado
para a exploração da geometria no processo artístico. Para
tal, foram escolhidos quatro artistas brasileiros em que po-
demos observar a presença da geometria em suas obras,
sendo eles Iberê Camargo (1914-1994); Amilcar de Castro
(1920 – 2002); Geraldo de Barros (1923-1998) e Hélio Oiti-
cica (1936-1980).
O segundo foi dedicado para a reflexão sobre a im-
portância da geometria em nossa vida. As reflexões foram
sendo direcionadas para a presença das formas geométricas
em nosso cotidiano em especial o círculo e a circunferência.
A partir desse diálogo começamos o terceiro momento da
oficina, no qual exploramos alguns conceitos matemáticos.
No quarto momento os estudantes são convidados a cons-
truírem o filtro dos sonhos
Percebemos com o desenvolvimento dessa atividade
que além dos estudantes se empenharem para realizar as
atividades, tinha uma atmosfera diferente na aula, talvez
atribuída pela influência mística exercida pelo artefato. Nes-
te encontro a Matemática por alguns instante deixou de ser
vista como uma ciência puramente lógica e racional e foi
percebida com toda sua subjetividade e emoção.
A cada ano o Maxximus se reinventa, são novos desa-
fios e novas formas de pensar os encontros de Matemáti-
ca. Assim precisamos a cada ano pensar com os estudantes
outras maneiras de entender, de lidar e de conviver com a
Matemática. Segundo Freire (1996) ensinar é estar em movi-
mento, aberto ao novo aos desafios e acima de tudo ensinar
exige respeito à autonomia do ser do educando.
Portanto as três atividades escolhidas representam
nossos olhares e sentimentos por uma educação crítica que
promova o diálogo entre os diferentes saberes que possi-
bilite a autonomia dos sujeitos envolvidos que desperte a
curiosidade que possibilite momentos de interação de ex-
6
O programa é vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física –
IMEF da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.