Table of Contents Table of Contents
Previous Page  947 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 947 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

947

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

EXPERIÊNCIA SOCIAL E POLÍTICA ATRAVÉS

DO PAIETS E A EDUCAÇÃO POPULAR

Nathali Miranda Lemos

1

Sicero Agostinho Miranda

2

Vilmar Alves Pereira

3

Palavras-chave:

Educação popular. Ensino. Trabalhadores.

Durante ano de 2017, ocorreu a minha primeira expe-

riência com a prática da Educação Popular através do Pro-

grama de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior

(PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no

Contexto Esperança, no bairro Cassino, cidade do Rio Gran-

de (RS). Esta proposta, consiste num programa da FURG, na

qual ofertados diversos cursos preparatórios em diferentes

contextos nos municípios de Rio Grande, Capão do Leão,

São Jose do Norte e Santo Antônio da Patrulha. Visando

oportunizar a preparação para ingresso e permanência da

classe trabalhadora em outros níveis de ensino que não seja

apenas o Ensino Básico.

O programa foi criado visto a necessidade dos traba-

lhadores das camadas populares participarem desses espa-

ços de ensino, principalmente os jovens adultos, já que os

mesmos são diariamente vítimas de um sistema opressor

(FREIRE, 2005). Compreendendo as mazelas do capitalismo

e o afastamento da classe trabalhadora a ingressar em es-

paços acadêmicos e técnicos, o PAIETS surge como uma al-

ternativa e uma ferramenta de vivenciar a Educação Popular.

O mesmo é ofertado em regime de colaboração com auxílio

de acadêmicos da graduação e pós-graduação, com uma fi-

1

Universidade Federal do Rio Grande, Licencianda em Geografia,

nathalimlemos@gmail.com

2

Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em

Educação em Ciências,

siceromiranda@gmail.com

3

Universidade Federal do Rio Grande,

vilmar1972@gmail.com