XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
947
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EXPERIÊNCIA SOCIAL E POLÍTICA ATRAVÉS
DO PAIETS E A EDUCAÇÃO POPULAR
Nathali Miranda Lemos
1
Sicero Agostinho Miranda
2
Vilmar Alves Pereira
3
Palavras-chave:
Educação popular. Ensino. Trabalhadores.
Durante ano de 2017, ocorreu a minha primeira expe-
riência com a prática da Educação Popular através do Pro-
grama de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior
(PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no
Contexto Esperança, no bairro Cassino, cidade do Rio Gran-
de (RS). Esta proposta, consiste num programa da FURG, na
qual ofertados diversos cursos preparatórios em diferentes
contextos nos municípios de Rio Grande, Capão do Leão,
São Jose do Norte e Santo Antônio da Patrulha. Visando
oportunizar a preparação para ingresso e permanência da
classe trabalhadora em outros níveis de ensino que não seja
apenas o Ensino Básico.
O programa foi criado visto a necessidade dos traba-
lhadores das camadas populares participarem desses espa-
ços de ensino, principalmente os jovens adultos, já que os
mesmos são diariamente vítimas de um sistema opressor
(FREIRE, 2005). Compreendendo as mazelas do capitalismo
e o afastamento da classe trabalhadora a ingressar em es-
paços acadêmicos e técnicos, o PAIETS surge como uma al-
ternativa e uma ferramenta de vivenciar a Educação Popular.
O mesmo é ofertado em regime de colaboração com auxílio
de acadêmicos da graduação e pós-graduação, com uma fi-
1
Universidade Federal do Rio Grande, Licencianda em Geografia,
nathalimlemos@gmail.com2
Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em
Educação em Ciências,
siceromiranda@gmail.com3
Universidade Federal do Rio Grande,
vilmar1972@gmail.com