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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tal”. Ao invés de abordar somente as concepções de “capita-
lismo verde”, defendidas e propagandeadas fortemente na
grande mídia e também no ensino de ideal positivo-redu-
cionista, foi possível questionar a quem tem servido o deba-
te ambiental hegemônico que não é à classe explorada nem
à própria preservação ambiental.
Deste modo, esta experiência forneceu subsídios para
compreender que a concepção de que apenas as Humani-
dades possuem um papel crítico e reflexivo é retrógada e
não condiz com a realidade. Além disto, esta visão ultrapas-
sada contribui para a manutenção da ordem uma vez que
restringe as áreas de Exatas e Biológicas a uma formação
tecnicista.
Ao longo desta jornada, nada fácil, pois a Universida-
de não traz estes debates na formação das/os educadoras/
es, foi necessária uma constante busca pelo inovador, que
ao mesmo tempo não negasse o já construído, respeitando
as diferenças que não oprimem ou excluem. Dessa forma,
este trabalho relatou a realização prática daquilo que Pau-
lo Freire (1996) trata da necessidade de não “transformar a
experiência educativa em puro tratamento técnico” uma vez
que isto levaria a perda do seu caráter formador.
Palavras-chave:
Ensino de Biologia. Metodologias Alterna-
tivas. Pré-Universitários Populares. Educação Crítica. Educa-
ção para Emancipação.
REFERÊNCIAS
ACELRAD, H.; MELO, C. C.; BEZERRA, G. N. 2009.
O que é
justiça ambiental?
Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia
– saberes necessários
à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.