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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
necer subsídios para a realização dos vestibulares, os quais
continuam ‘conteudistas’, específicos e excludentes. Entre-
tanto, estes momentos propiciaram observações práticas de
que as/os educandas/os em nada se assemelham a “páginas
em branco de um livro” para serem preenchidas.
Segundo Freire (1996) o pensar certo para o ensino
exige do/a educador/a uma postura que respeite os conhe-
cimentos estabelecidos pelos/as educandos/as, portanto
seria não somente uma contradição teórica, mas prática,
agir de outra maneira em um pré-universitário popular. O
complexo conjunto de experiências entre idades, realidades,
gêneros e sexualidades faziam com que os encontros se tor-
nassem verdadeiros laboratórios, a partir de cada vivência e
do tema em debate.
O formato circular de organização das pessoas na sala
cumpriu o papel chave na busca pela destituição da hierar-
quia professor (Ser Pensante) / aluno (Ser Receptor), sendo
assim, buscando tornar os/as educandos/as protagonistas
da construção do seu conhecimento e consequente prepa-
ração para as provas. Além disto, a utilização de recursos
didáticos alternativos foi muito presente.
Como o local dos encontros era uma escola pública
que enfrenta um processo de precarização, foi necessário
que os laboratórios de biologia “saíssem” da Universidade
em direção a escola. Com vista a facilitar o desenrolar dos
temas, as lupas, os microscópios, os modelos anatômicos e
outros recursos dos laboratórios de ensino e pesquisa da
FURG foram levados para utilização.
Cabe salientar que não apenas as “metodologias de
aula” foram repensadas, porém todo o conjunto do espaço
formativo, afinal de que adiantaria abdicar da famosa aula
expositiva se os conteúdos continuassem sem fundamenta-
ção no cotidiano dos/as educados/as? Como Freire aponta
na Pedagogia da Autonomia (1996) “ensinar exige conhecer
que a educação é ideológica”, portanto, é preciso sempre
posicionar-se seja no assunto de célula vegetal ou mudan-
ças climáticas.