XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
949
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS NA ÁREA
DE BIOLOGIA COM EDUCAÇÃO POPULAR: A
POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CRÍTICO
Fabiane Fagundes da Fonseca
1
Construir conhecimento, isto é, distanciar-se da linear
passagem de informações do “ser pensante” (professor/a)
para a “caixa vazia a ser preenchida” (aluno/a), sem dúvidas
é uma tarefa desafiadora. Criar condições para que o conhe-
cimento da área de biologia seja coletivamente construído,
a partir de saberes diferentes, é no mínimo atípico nos espa-
ços de educação formal.
Neste escopo se encontra este trabalho o qual preten-
de socializar uma experiência realizada ao longo de dois anos
de atuação como educadora na disciplina de biologia no Pro-
grama de Apoio ao Ingresso no Ensino Técnico e Superior
– PAIETS CASSINO, localizado na cidade de Rio Grande – RS.
O PAIETS foi instituído enquanto um programa de extensão
da Universidade Federal do Rio Grande – FURG em 2007 com
o objetivo de ser um veículo para promover a inclusão social
através do apoio ao ingresso e a permanência de estudantes
das camadas populares nestes espaços acadêmicos.
O grupo de trabalho busca a ruptura com a dinâmi-
ca dos pré-vestibulares tradicionais, ressignificando o papel
destes locais de construção do conhecimento. Esta narrativa
tem um enfoque para as metodologias e concepções ado-
tadas ao longo deste período que permitiram que tal expe-
riência se aproximasse de uma educação para a emancipa-
ção, e não apenas um depósito bancário de informações.
A configuração da disciplina se deu a partir de dois en-
contros semanais, com duração média de duas horas cada,
sendo que nestas turmas havia um misto do lúdico e do
conteúdo programático do ENEM, afinal era necessário for-
1
Universidade Federal do Rio Grande – FURG / Bacharelado em Ciências
Biológicas /
fabianebiofonseca@gmail.com