948
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
losofia balizada nos fundamentos da Educação Popular. Para
tal, desenvolvem práticas educativas das diversas áreas do
saber, sempre norteando-se pelos princípios que levam à
Educação Emancipadora (FREIRE, 1996).
A Educação Popular consiste na não burocratização
do ensino e na emancipação das pessoas, principalmen-
te os jovens e adultos trabalhadoras e trabalhadoras, e o
PAIETS cumpriu e cumpre com excelência essa tarefa, che-
gando nas camadas mais populares e dialogando com os
cidadãos, construindo um ensino conjuntamente e não para
eles (FREIRE, 2005).
O programa funciona há mais de 10 anos e já auxiliou
diversas pessoas, principalmente trabalhadoras e trabalha-
dores, a ingressarem nesses outros espaços de estudos que
sempre foram extremamente elitizados. Para tornar visual as
conquistas e acertos do programa, foi elaborado um vídeo
com depoimentos dos educando e educadores do Curso
Esperança, um dos tantos cursos gerados pelo programa e
o qual eu participei. Nesses depoimentos são apresentadas
experiências pessoais de cada pessoa que passou pelo curso
e sua relação e entendimento sobre Educação Popular.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
. Saberes necessá-
rios à pratica educativa. Ed. Moderna,1996.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 47. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, Moacir.
Paulo Freire e a Educação Popular
. Dis-
ponível em:
<http://formacaocontinuada.net.br/wp-content/uploads/2015/06/paulo-freire-por-moacir
-gadotti.pdf>.