Table of Contents Table of Contents
Previous Page  953 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 953 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

953

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA GESTÃO

ESCOLAR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA

EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA DIMENSÃO

DA EDUCAÇÃO POPULAR

Graziela Luz dos Santos

1

Eliane Brandão da Silva

2

Fernanda dos Santos Paulo

3

Palavras-chave:

Gestão democrática. Educação básica. Par-

ticipação. Cidadania.

INTRODUÇÃO

O respectivo trabalho é fruto das nossas experiências

educativas no curso de pedagogia, em especial no estágio

de gestão educacional realizado durante o ano de 2017.

Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta um relato

de experiência abordando temas da educação popular, ges-

tão escolar e políticas educacionais. Partimos da abordagem

da gestão democrática da educação básica em consonância

com a história da educação brasileira, primeiramente, numa

esfera macro, tecendo relações com os movimentos socais,

numa perspectiva de Educação Popular. Cabe ressaltar que a

escolha do respectivo tema, mantem relação com as nossas

vivências no curso de pedagogia, no trabalho e no grupo

de pesquisa sobre educação popular vinculado a um mo-

vimento popular. Buscamos refletir sobre a importância da

participação de todos os envolvidos no processo educativo,

frente a educação que almejamos, principalmente, diante do

1

Professora e Pedagoga e integrante do Grupo de Pesquisa da AEPPA E

MEP: Educação Popular e Paulo Freire.

rikee.tonet@gmail.com

2

Professora e Pedagoga e integrante do Grupo de Pesquisa da AEPPA E

MEP: Educação Popular e Paulo Freire.

elianedasilva22k@hotmail.com

3

Coordenadora do Grupo de Pesquisa da AEPPA E MEP: Educação Popular e

Paulo Freire. Professora do Curso de Pedagogia, orientadora de Estágio e TCC

o curso de Pedagogia de ambas as autoras.

Fernandaeja@yahoo.com.br