XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
953
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA GESTÃO
ESCOLAR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA DIMENSÃO
DA EDUCAÇÃO POPULAR
Graziela Luz dos Santos
1
Eliane Brandão da Silva
2
Fernanda dos Santos Paulo
3
Palavras-chave:
Gestão democrática. Educação básica. Par-
ticipação. Cidadania.
INTRODUÇÃO
O respectivo trabalho é fruto das nossas experiências
educativas no curso de pedagogia, em especial no estágio
de gestão educacional realizado durante o ano de 2017.
Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta um relato
de experiência abordando temas da educação popular, ges-
tão escolar e políticas educacionais. Partimos da abordagem
da gestão democrática da educação básica em consonância
com a história da educação brasileira, primeiramente, numa
esfera macro, tecendo relações com os movimentos socais,
numa perspectiva de Educação Popular. Cabe ressaltar que a
escolha do respectivo tema, mantem relação com as nossas
vivências no curso de pedagogia, no trabalho e no grupo
de pesquisa sobre educação popular vinculado a um mo-
vimento popular. Buscamos refletir sobre a importância da
participação de todos os envolvidos no processo educativo,
frente a educação que almejamos, principalmente, diante do
1
Professora e Pedagoga e integrante do Grupo de Pesquisa da AEPPA E
MEP: Educação Popular e Paulo Freire.
rikee.tonet@gmail.com2
Professora e Pedagoga e integrante do Grupo de Pesquisa da AEPPA E
MEP: Educação Popular e Paulo Freire.
elianedasilva22k@hotmail.com3
Coordenadora do Grupo de Pesquisa da AEPPA E MEP: Educação Popular e
Paulo Freire. Professora do Curso de Pedagogia, orientadora de Estágio e TCC
o curso de Pedagogia de ambas as autoras.
Fernandaeja@yahoo.com.br