XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
959
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
letiva nas ações e decisões do ambiente escolar, bem como,
na construção acerca do significado social da escola e sua
relação com a sociedade.
Em última análise, a gestão democrática, no âmbito
educacional, é concebida como a participação de todos os
agentes educativos, no que tange ao comprometimento
com a educação. É refletindo em comunhão, sobre o com-
promisso ético, filosófico e social da escola em prol da socie-
dade que almejamos, que vamos nos constituindo enquanto
cidadãos críticos, solidários, autônomos e responsáveis com
o pleno exercício de nossa cidadania
A EDUCAÇÃO BÁSICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO
ENSINO MÉDIO
A partir da instituição da LDB 9.394/96, a educação
básica passou a ser organizada em modalidades e etapas,
correspondentes desde a Educação Infantil até o Ensino
Médio. Contudo, neste trabalho, sem ter a pretensão de
desmerecer esta última etapa, aqui, abordarei a Educação
Infantil e o Ensino Fundamental (anos inicias), etapas estas,
nas quais, realizei meus estágios obrigatórios do Curso de
Licenciatura em Pedagogia.
[...] a educação básica é aqui entendida como aque-
la que venha a possibilitar a leitura, a escrita e a
compreensão da língua nacional, o domínio dos
símbolos e operações matemáticas básicas, bem
como, o domínio dos códigos sociais e outras in-
formações indispensáveis ao posicionamento críti-
co do indivíduo face à realidade. A educação básica
extrapola os limites da ação meramente escolar e
passa a compreender ações educativas para outros
segmentos da população brasileira que não tive-
ram acesso à escolarização[...]. Nesse sentido, com-
preenderá também o atendimento a toda popula-
ção jovem ou adulta não escolarizada pelo ensino
regular. (BRASIL/MEC, 1985, p. 4)
Nesse viés, de acordo com a citação acima, a educa-
ção básica, em suas etapas (Educação Infantil, Ensino Fun-