Table of Contents Table of Contents
Previous Page  962 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 962 / 2428 Next Page
Page Background

962

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

to e valorização das diferentes vozes, da pluralidade cultural.

E nesse contexto, contamos ainda com os pressupostos de

Luce e Medeiros (s/a, p. 4-5)

No discurso pedagógico, a gestão democrática

da educação está associada ao estabelecimento

de mecanismos institucionais e à organização de

ações que desencadeiem processos de participação

social: na formulação de políticas educacionais; na

determinação de objetivos e fins da educação; no

planejamento; nas tomadas de decisão; na defini-

ção sobre alocação de recursos e necessidades de

investimento; na execução das deliberações; nos

momentos de avaliação. Esses processos devem

garantir e mobilizar a presença dos diferentes ato-

res envolvidos nesse campo, no que se refere aos

sistemas, de um modo geral, e nas unidades de en-

sino – as escolas e universidades.

Na gestão democrática, gestar, está relacionado ao ato

de estar presente, de ouvir a todos os envolvidos no proces-

so educativo, como principalmente, promover espaços para

esta participação, para o diálogo, mediando-se os diferentes

pontos de vista, ideias, etc.; e isso implica em muito mais do

que chamar a comunidade escolar somente para participar

dos eventos anuais. Logo, o papel do gestor, numa concep-

ção de gestão democrática, não se resume a ouvir os profis-

sionais, pais e alunos, mas envolvê-los também no processo

de tomada de decisões, conforme os pressupostos de Luce

e Medeiros (s/a, p. 6):

Para isso, a organização democrática, aquela que

visa objetivos transformadores, não pode prescin-

dir da participação efetiva dos envolvidos, dos in-

teressados, nas deliberações da escola, ao mesmo

tempo em que exige do Estado as condições para

sua autonomia e funcionamento qualificado. Frisa-

-se aqui a necessidade da participação de todos,

pais e estudantes, e não só da direção dada pelos

funcionários públicos, evitando-se assim a supre-

macia dos interesses corporativos aos interesses

educacionais coletivos; e a necessidade de recursos

públicos suficientes para a manutenção das escolas,