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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
to e valorização das diferentes vozes, da pluralidade cultural.
E nesse contexto, contamos ainda com os pressupostos de
Luce e Medeiros (s/a, p. 4-5)
No discurso pedagógico, a gestão democrática
da educação está associada ao estabelecimento
de mecanismos institucionais e à organização de
ações que desencadeiem processos de participação
social: na formulação de políticas educacionais; na
determinação de objetivos e fins da educação; no
planejamento; nas tomadas de decisão; na defini-
ção sobre alocação de recursos e necessidades de
investimento; na execução das deliberações; nos
momentos de avaliação. Esses processos devem
garantir e mobilizar a presença dos diferentes ato-
res envolvidos nesse campo, no que se refere aos
sistemas, de um modo geral, e nas unidades de en-
sino – as escolas e universidades.
Na gestão democrática, gestar, está relacionado ao ato
de estar presente, de ouvir a todos os envolvidos no proces-
so educativo, como principalmente, promover espaços para
esta participação, para o diálogo, mediando-se os diferentes
pontos de vista, ideias, etc.; e isso implica em muito mais do
que chamar a comunidade escolar somente para participar
dos eventos anuais. Logo, o papel do gestor, numa concep-
ção de gestão democrática, não se resume a ouvir os profis-
sionais, pais e alunos, mas envolvê-los também no processo
de tomada de decisões, conforme os pressupostos de Luce
e Medeiros (s/a, p. 6):
Para isso, a organização democrática, aquela que
visa objetivos transformadores, não pode prescin-
dir da participação efetiva dos envolvidos, dos in-
teressados, nas deliberações da escola, ao mesmo
tempo em que exige do Estado as condições para
sua autonomia e funcionamento qualificado. Frisa-
-se aqui a necessidade da participação de todos,
pais e estudantes, e não só da direção dada pelos
funcionários públicos, evitando-se assim a supre-
macia dos interesses corporativos aos interesses
educacionais coletivos; e a necessidade de recursos
públicos suficientes para a manutenção das escolas,