966
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
nais) e comunidade local no que diz respeito à construção
da proposta pedagógica, das deliberações e ações desen-
volvidas na escola. Entretanto, enquanto prática, ainda não
se faz efetiva e um dos pontos limitantes é intrínseco ao
processo de formação inicial, que por meio de uma matriz
curricular, na maioria das vezes, tradicional, que em nada
primam por espaços de discussões, acabam, por promover
esse pensamento estanque nos sujeitos, que passam a re-
produzir tal ideologia, mesmo que de forma inconsciente.
E essa perspectiva, pressupõe a reflexão consciente acerca
do verdadeiro sentido da gestão democrática na prática es-
colar, como, tão igualmente, a emancipação dos sujeitos,
através da possível transformação dos cursos de formação
inicial, em razão disto.
A formação continuada, também se faz de extrema
importância, quando valoriza a participação de todos os
profissionais, de forma a promover espaços de discussões,
partilha de experiências e a construção e reconstrução cole-
tiva dos aspectos sociais, históricos, culturais, econômicos e
educacionais que permeiam a sociedade.
Em última análise, diante da pesquisa realizada, pude
compreender a dimensão significativa da gestão democrá-
tica, mediante a luta por uma educação de qualidade para
todos, e consequentemente, a fim da construção de um
mundo melhor, com igualdade, justiça social, solidariedade
e criticidade.
REFERÊNCIAS
ANPED.
Desafios e legislações na educação infantil
. Re-
gião Sul: ANPED, 2012. Disponível em:
http://www.ucs. br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/ paper/viewFile/3121/342.Acesso em: 15 out. 2017
BRASIL. Conselho Municipal dos Direitos da criança e do
Adolescente de Porto Alegre. Estatuto da Criança e do
Adolescente 25 anos! Porto Alegre-RS, 2015.