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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

nais) e comunidade local no que diz respeito à construção

da proposta pedagógica, das deliberações e ações desen-

volvidas na escola. Entretanto, enquanto prática, ainda não

se faz efetiva e um dos pontos limitantes é intrínseco ao

processo de formação inicial, que por meio de uma matriz

curricular, na maioria das vezes, tradicional, que em nada

primam por espaços de discussões, acabam, por promover

esse pensamento estanque nos sujeitos, que passam a re-

produzir tal ideologia, mesmo que de forma inconsciente.

E essa perspectiva, pressupõe a reflexão consciente acerca

do verdadeiro sentido da gestão democrática na prática es-

colar, como, tão igualmente, a emancipação dos sujeitos,

através da possível transformação dos cursos de formação

inicial, em razão disto.

A formação continuada, também se faz de extrema

importância, quando valoriza a participação de todos os

profissionais, de forma a promover espaços de discussões,

partilha de experiências e a construção e reconstrução cole-

tiva dos aspectos sociais, históricos, culturais, econômicos e

educacionais que permeiam a sociedade.

Em última análise, diante da pesquisa realizada, pude

compreender a dimensão significativa da gestão democrá-

tica, mediante a luta por uma educação de qualidade para

todos, e consequentemente, a fim da construção de um

mundo melhor, com igualdade, justiça social, solidariedade

e criticidade.

REFERÊNCIAS

ANPED.

Desafios e legislações na educação infantil

. Re-

gião Sul: ANPED, 2012. Disponível em:

http://www.ucs. br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/ paper/viewFile/3121/342.

Acesso em: 15 out. 2017

BRASIL. Conselho Municipal dos Direitos da criança e do

Adolescente de Porto Alegre. Estatuto da Criança e do

Adolescente 25 anos! Porto Alegre-RS, 2015.