970
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
volvam debates sociais que visem a representatividade das
camadas populares, promovendo essas práticas como ações
de formação para os educadores que compõem os espaços
educacionais que o GEFEAP atua, como os Pré-Universitários
Populares PAIETS, a Educação de Jovens e Adultos(EJA), bem
como nos espaços do Campo e junto aos povos tradicionais.
Palavras-chave:
Formação; Colaboração; GEFEAP; Educado-
res (as); Popular.
INTRODUÇÃO
Enquanto educadores (as) dos Pré-Universitários Po-
pulares do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos
Técnico e Superior (PAIETS) e membros do Programa de
Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes da Educa-
ção Popular e Saberes Acadêmicos, tornamos público este
trabalho no intuito de exteriorizar as atividades do Grupo de
Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Po-
pular (GEFEAP) o qual colabora de maneira direta na forma-
ção de educadores (as) populares. Desta forma, tendo em
vista as atividades colaborativas do GEFEAP em prol da for-
mação de educadores (as), com visões voltadas às questões
Hermenêuticas (PEREIRA, 2016), de dimensões ontológicas,
epistemológicas e metodológicas. O grupo desenvolve suas
atividades na atuação de determinados espaços como os
cursos Pré-Universitários Populares PAIETS, na Educação de
Jovens e Adultos, em ações de permanência na Universida-
de, bem como nos espaços do Campo e junto aos povos
tradicionais. Além de direcionar seus estudos no alargamen-
to da educação de jovens e adultos e em discussões sobre
a permanência das camadas populares no ensino superior.
Em virtude das ações citadas e embasados nos estu-
dos do grupo GEFEAP, a proposta tem como objetivo elen-
car algumas possibilidades na formação dos educadores-
-pesquisadores, no horizonte mais integral e humanizador.
Posto que o grupo de estudos auxilia no exercício práxico ao
tratar de questões inerentes às lutas socioambientais, con-