974
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
contextos populares do PAIETS, nos bairros periféricos, co-
munidades tradicionais da cidade de Rio Grande, tais como
a pescadores, indígenas e quilombolas, entre outros.
Visando exemplificar essas ações de formação con-
junta entre os grupos GEFEAP, PET e PAIETS, destaco minha
participação como educador-pesquisador popular no Pré-
-Universitário Popular Maxximus, localizado no bairro Lar
Gaúcho, da cidade de Rio Grande/RS. As mais diversas for-
mas de atividades ali compreendidas, são reflexos das lutas
e resistências constantes dos membros desses grupos que
permanecem cotidianamente em busca de uma Educação
Popular e de qualidade. E em virtude das ações de cunho
colaborativo do GEFEAP vinculado aos projetos de pesqui-
sa, ensino e extensão do PET e do PAIETS, são perceptíveis
os resultados surgidos a partir das mesmas, podendo ser
evidenciados através dos relatos de experiência enquanto
educador-pesquisador nesse espaço educativo, onde a for-
mação se torna contínua, indo além da formação já adqui-
rida nos grupos acadêmicos e superando a linha imaginária
que divide a comunidade dos espaços da academia.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A hermenêutica utilizada como base teórico-meto-
dológica principal no GEFEAP se coloca como a “outridade
do pensamento científico” (PEREIRA, 2016) e por este mo-
tivo, contribui para formação dos educadores de maneira
a contemplar outra forma de fazer ciência, questionando
a razão de ser dos saberes propagados e das concepções
presentes nas ações educativas. O objetivo central que tem
sido alcançado é a construção de novos saberes como pro-
tagonistas na elaboração de uma sociedade mais inclusiva,
solidária e com justiça social e humanizada desde a pauta
socioambiental. Esta postura, inclusive, realoca o papel dos
sujeitos na sociedade, como sujeitos históricos e, portanto,
transformadores sociais ao atuar no campo educativo por
meio da atividade docente nos diferentes contextos apre-
sentados.