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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

contextos populares do PAIETS, nos bairros periféricos, co-

munidades tradicionais da cidade de Rio Grande, tais como

a pescadores, indígenas e quilombolas, entre outros.

Visando exemplificar essas ações de formação con-

junta entre os grupos GEFEAP, PET e PAIETS, destaco minha

participação como educador-pesquisador popular no Pré-

-Universitário Popular Maxximus, localizado no bairro Lar

Gaúcho, da cidade de Rio Grande/RS. As mais diversas for-

mas de atividades ali compreendidas, são reflexos das lutas

e resistências constantes dos membros desses grupos que

permanecem cotidianamente em busca de uma Educação

Popular e de qualidade. E em virtude das ações de cunho

colaborativo do GEFEAP vinculado aos projetos de pesqui-

sa, ensino e extensão do PET e do PAIETS, são perceptíveis

os resultados surgidos a partir das mesmas, podendo ser

evidenciados através dos relatos de experiência enquanto

educador-pesquisador nesse espaço educativo, onde a for-

mação se torna contínua, indo além da formação já adqui-

rida nos grupos acadêmicos e superando a linha imaginária

que divide a comunidade dos espaços da academia.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A hermenêutica utilizada como base teórico-meto-

dológica principal no GEFEAP se coloca como a “outridade

do pensamento científico” (PEREIRA, 2016) e por este mo-

tivo, contribui para formação dos educadores de maneira

a contemplar outra forma de fazer ciência, questionando

a razão de ser dos saberes propagados e das concepções

presentes nas ações educativas. O objetivo central que tem

sido alcançado é a construção de novos saberes como pro-

tagonistas na elaboração de uma sociedade mais inclusiva,

solidária e com justiça social e humanizada desde a pauta

socioambiental. Esta postura, inclusive, realoca o papel dos

sujeitos na sociedade, como sujeitos históricos e, portanto,

transformadores sociais ao atuar no campo educativo por

meio da atividade docente nos diferentes contextos apre-

sentados.