XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
MAS AFINAL, PARA QUE(M) SERVE(M) AS
ESCOLAS? O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:
AS ESCOLAS COMO ESPAÇOS FORMADORES
DE RESIGNAÇÃO OU DE RESILIÊNCIA?
Alexandre Silveira Vergara
1
Denise Dalpiaz Antunes
2
Palavras-chave:
Estágio Curricular. Ensino de Sociologia.
Resignação. Resiliência. Papel da Escola.
O presente trabalho se baseia na experiência como
professor estagiário de Sociologia, Ciências Sociais na Uni-
versidade Federal de Pelotas –UFPel/2018. Os Estágios de
Observação e Docência transcorreram durante os 6º e 7º
semestres/2017, e foram realizados na Rede Pública Es-
tadual. Durante os estágios, foram assistidas aulas de ou-
tras disciplinas, as quais muitas vezes reproduziam os co-
nhecimentos já consolidados nas grades curriculares, com
abordagens pedagógicas no modelo tradicional “bancário”
(FREIRE, 2001). Estas, revelaram uma “educação tradicional”,
permanecendo inalterados, desde outrora, especialmente,
nos anos de 1990. Retrocedendo ainda mais, remete-se a
um “modelo” do começo das instituições de ensino secun-
dário no Brasil. Para Fernandes(1977, P.112,
apud
TEIXEIRA,
BARROS, RODRIGUES, 2015, p.148).
A posição do ensino secundário no sistema educa-
cional brasileiro permite defini-lo sociologicamen-
te, portanto, como um tipo de educação estática,
que visa unicamente à conservação da ordem so-
cial. Também parece evidente que a persistência
da velha mentalidade educacional e a influência a
1
Universidade Federal de Pelotas, Mestrando em Sociologia/UFPEL, Licen-
ciado em Ciências Sociais pela UFPel,. E-mail -
alexandrevergara@yahoo. com.br2
Universidade Federal de Pelotas, Doutora e Mestre em Educação/PUCRS,
E-mail -
drdenisedalpiaz@gmail.com