978
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos círculos sociais se explicam como a família ou
a Igreja manterem ainda uma parte considerável de
sua atividade educativa.
No referido estágio docente, o conteúdo a ser abor-
dado, de acordo com o programa da escola, durante o tri-
mestre, envolvia o tema do mundo trabalho; um tema re-
corrente nos programas da disciplina de Sociologia e nas
grades curriculares do Ensino Médio.
Em uma das atividades, foi solicitado aos alunos, que
escrevessem suas impressões sobre as relações de trabalho
no Brasil. O objetivo dessa atividade era instigar a reflexão.
Alguns recortes das respostas:
1. “Na história da humanidade, sempre foi comum
um ser humano tirar proveito do outro, antes de
tudo isso é uma questão natural”. (Aluna A)
2.“Sendo assim, aqueles que têm mais condições
são os que ditam e comandam, e os que não tem,
acatam e obedecem em troca de algo. É um ciclo
inquebrável também, o que parece triste e desani-
mador, mas na nossa condição, atual ou passada, é
assim que as coisas funcionam” (Aluna C).
4.“[...] somos escravos dessa sociedade, temos de
trabalhar, temos que consumir, está tudo incluso
em nossas necessidades como se fossem obriga-
tórias para a sobrevivência,[...] alguém que tem
menos que você, que vai trabalhar para você isso é
inevitável. Patrões e empregados sempre vão existir
[...]” (Aluna D).
5.“[...] todos os trabalhos que as pessoas trabalham
duro para conseguir, serve para fazer a vida dos
bem-vividos melhor, [...]. Eu aceito e sou um escra-
vo moderno” (Aluno F).
Enfatiza-se que as respostas dos alunos sobre a te-
mática do trabalho foram muito impactantes. As respostas
também pareciam denotar, um desconhecimento sobre
a história do sistema econômico capitalista, que surgiu na
transição da Idade Média e se consolidou na forma como se
observa hoje. Se trata de um sistema criado pelos homens, e