Table of Contents Table of Contents
Previous Page  978 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 978 / 2428 Next Page
Page Background

978

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

dos círculos sociais se explicam como a família ou

a Igreja manterem ainda uma parte considerável de

sua atividade educativa.

No referido estágio docente, o conteúdo a ser abor-

dado, de acordo com o programa da escola, durante o tri-

mestre, envolvia o tema do mundo trabalho; um tema re-

corrente nos programas da disciplina de Sociologia e nas

grades curriculares do Ensino Médio.

Em uma das atividades, foi solicitado aos alunos, que

escrevessem suas impressões sobre as relações de trabalho

no Brasil. O objetivo dessa atividade era instigar a reflexão.

Alguns recortes das respostas:

1. “Na história da humanidade, sempre foi comum

um ser humano tirar proveito do outro, antes de

tudo isso é uma questão natural”. (Aluna A)

2.“Sendo assim, aqueles que têm mais condições

são os que ditam e comandam, e os que não tem,

acatam e obedecem em troca de algo. É um ciclo

inquebrável também, o que parece triste e desani-

mador, mas na nossa condição, atual ou passada, é

assim que as coisas funcionam” (Aluna C).

4.“[...] somos escravos dessa sociedade, temos de

trabalhar, temos que consumir, está tudo incluso

em nossas necessidades como se fossem obriga-

tórias para a sobrevivência,[...] alguém que tem

menos que você, que vai trabalhar para você isso é

inevitável. Patrões e empregados sempre vão existir

[...]” (Aluna D).

5.“[...] todos os trabalhos que as pessoas trabalham

duro para conseguir, serve para fazer a vida dos

bem-vividos melhor, [...]. Eu aceito e sou um escra-

vo moderno” (Aluno F).

Enfatiza-se que as respostas dos alunos sobre a te-

mática do trabalho foram muito impactantes. As respostas

também pareciam denotar, um desconhecimento sobre

a história do sistema econômico capitalista, que surgiu na

transição da Idade Média e se consolidou na forma como se

observa hoje. Se trata de um sistema criado pelos homens, e