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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

qual, os fenômenos nem sempre se apresentam como eles

são, dever-se-ia então pesquisar a essência oculta. A idéia

de que os fenômenos nem sempre são o que parecem, já foi

teorizada por KarelKosik (1986).

Para o autor KarelKosik (1986), em

A dialética do

concreto,

denomina este fenômeno como pseudo-

concreticidade, fenômeno que mostra parcialmente

a realidade, escondendo nela, uma essência a ser

desvendada, portanto “[...] pesquisar o fenômeno

é desvendar a essência oculta”(KOSIK, 2002,

apud

SILVA; 2005 p. 103).

O conceito de pseudoconcreticidade é válido ao caso,

e para tal afirma-se através da seguinte argumentação;

uma vez que, se a natureza se apresentasse tal como ela

é não seria necessária a ciência como forma de desvendar

aos olhos do homem os fenômenos que dela fazem parte,

ou seja, não haveria a necessidade do conhecimento cien-

tífico, e obviamente isso é uma inverdade histórica, porque

negaria toda a tradição da construção do conhecimento

até os nossos dias. Então ancora-se no conceito de pseu-

doconcreticidade e pergunta-se qual seria o real papel da

escola senão o da aprendizagem? Seria o oposto, o da “não

aprendizagem”?

Contudo, os alunos do Ensino Médio são submetidos

a uma maratona de conteúdos que na maioria das vezes

exercitam e avaliam majoritariamente a capacidade de me-

morização e pouco desenvolvem o pensamento criativo,

crítico e reflexivo. Eles têm na grade curricular do primeiro

e segundo anos, em cada um deles, quatorze matérias, e

quinze no terceiro ano.

Dangeville(2011, p. 123)faz as seguintes críticas sobre

esse sistema de ensino:

A escola burguesa é um molde que prepara a fá-

brica e os escritórios um instituto de treinar para

a prisão assalariada: “a criança está limitada a um

único trabalho que é estudar, empalidecer com os

rudimentos da gramática, de manhã e de tarde, du-

rante10 ou 11 meses por ano. Poderá ela deixar de