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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

Enquanto aqueles com melhores condições materiais

conseguem continuar seus estudos, os menos favorecidos

são obrigados a interromper antes de chegar ao nível su-

perior. Formações diferentes para classes econômicas dife-

rentes. O sistema educacional reflete as desigualdades do

sistema econômico na sociedade capitalista.

De certo modo, identificamos a tarefa da educa-

ção e da filosofia perante a ideologia, como tarefa

essencialmente ligada a formação da consciência

crítica, à conscientização quero dizer que iden-

tificamos educar como conscientizar o papel da

conscientização de que nos fala Paulo Freire é essa

decifração do mundo, dificultada pela ideologia. É

esse “ir além das aparências”, atrás das máscaras e

das ilusões, pagando o preço da crítica, da luta, da

busca, da transgressão, da desobediência, enfim da

libertação.(GADOTTI, 1983, p. 35)

A escola não é um espaço de formação de sujeitos

emancipados, mas de formação de indivíduos sem senso

crítico que repetem aquilo que lhes foi ensinado como um

“mantra” durante os seus longos anos de estudo. Um co-

nhecimento livresco que pouco dialoga com a realidade, e

que por isso, pouco servira para ajudá-los nas dificuldades

que a vida irá impor. Uma educação que prepara para a re-

signação e o conformismo da vida adulta.

A educação é atualmente um lugar onde toda a

nossa sociedade se interroga a respeito dela mes-

ma, se debate e se busca. Educar é reproduzir ou

transformar, repetir servilmente aquilo que foi op-

tar pela segurança do conformismo, pela fidelidade

à tradição ou, ao contrário, fazer frente à ordem es-

tabelecida e correr o risco da aventura, querer que

o passado configure todo o futuro ou partir dele

para construir outra coisa. (GADOTTI, 1983, p. 18)

A escola que separa o conhecimento em teórico e prá-

tico, que “descarrega” conteúdos em seus alunos, que não

os emancipa, preocupada somente com o mercado de tra-

balho é um espaço de alienação não voltado para o ato de