XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Enquanto aqueles com melhores condições materiais
conseguem continuar seus estudos, os menos favorecidos
são obrigados a interromper antes de chegar ao nível su-
perior. Formações diferentes para classes econômicas dife-
rentes. O sistema educacional reflete as desigualdades do
sistema econômico na sociedade capitalista.
De certo modo, identificamos a tarefa da educa-
ção e da filosofia perante a ideologia, como tarefa
essencialmente ligada a formação da consciência
crítica, à conscientização quero dizer que iden-
tificamos educar como conscientizar o papel da
conscientização de que nos fala Paulo Freire é essa
decifração do mundo, dificultada pela ideologia. É
esse “ir além das aparências”, atrás das máscaras e
das ilusões, pagando o preço da crítica, da luta, da
busca, da transgressão, da desobediência, enfim da
libertação.(GADOTTI, 1983, p. 35)
A escola não é um espaço de formação de sujeitos
emancipados, mas de formação de indivíduos sem senso
crítico que repetem aquilo que lhes foi ensinado como um
“mantra” durante os seus longos anos de estudo. Um co-
nhecimento livresco que pouco dialoga com a realidade, e
que por isso, pouco servira para ajudá-los nas dificuldades
que a vida irá impor. Uma educação que prepara para a re-
signação e o conformismo da vida adulta.
A educação é atualmente um lugar onde toda a
nossa sociedade se interroga a respeito dela mes-
ma, se debate e se busca. Educar é reproduzir ou
transformar, repetir servilmente aquilo que foi op-
tar pela segurança do conformismo, pela fidelidade
à tradição ou, ao contrário, fazer frente à ordem es-
tabelecida e correr o risco da aventura, querer que
o passado configure todo o futuro ou partir dele
para construir outra coisa. (GADOTTI, 1983, p. 18)
A escola que separa o conhecimento em teórico e prá-
tico, que “descarrega” conteúdos em seus alunos, que não
os emancipa, preocupada somente com o mercado de tra-
balho é um espaço de alienação não voltado para o ato de