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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ta e oca democracia burguesa e procede de uma

dupla mistificação, que só têm influência sobre os

pequeno-burgueses que oscilam entre as classes

exploradoras e a classe explorada

O sistema de educação para Dangeville serve apenas

para reproduzir o sistema de produção capitalista e as suas

formas de exploração.

Para a maioria, que só nos interessa numa visão de

classe, o ensino apenas reproduz para o

futuro

as

condições de saber e ignorância, indispensáveis

ao bom andamento do capital. Daqui resulta a sua

divisão fundamental em ensino elementar obriga-

tório e ensino superior, abandonando as crianças

mais favorecidas o primeiro a partir de 10-11 anos.

A seleção feroz é feita por grosso a partir da base

econômica e não da inteligência igualmente repar-

tida

potencialmente

em todas as classes, dispondo,

as crianças dos ricos de um meio material que as

prepara muito “naturalmente” para a ideologia e as

reações “dominantes”, e as pobres vivendo no es-

tado que reproduz a pobreza, não condizendo as

suas condições com o que lhes é ensinado na esco-

la. (DANGEVILLE, 2011, p. 124).

Então se tem algo realmente crucial para a compreen-

são da idéia de escola da “não aprendizagem” entenda-se

com isso: o papel das instituições de ensino como veícu-

los de divulgação de um conhecimento que não serve para

educar e emancipar os sujeitos, mas para formar indivíduos

ignorantes, disciplinados e alienados necessários à reprodu-

ção do sistema econômico.

Na ordem do sistema capitalista, a única filosofia

tolerante é a filosofia da alienação. O capital preci-

sa cada vez mais de homens alienados. Os patrões

não contentes com uma mão-de-obra disciplinada

que abandona anualmente o quartel após o serviço

militar, esperam agora que a escola despeje regu-

larmente uma mão-de-obra especializada, mas sem

formação geral e política, programada em função

das exigências do sistema capitalista. (GADOTTI,

1983, p. 25)