XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
Ora o que se aprende na escola? Vai-se mais ou me-
nos longe nos estudos, mas de qualquer maneira,
aprende-se a ler, a escrever, a contar, portanto al-
gumas técnicas, e ainda muito mais coisas, inclusive
elementos de cultura científica ou literárias direta-
mente utilizáveis nos diferentes lugares da produ-
ção (uma instrução para operários, uma para os téc-
nicos, uma terceira para os engenheiros, uma outra
para os quadros superiores, etc) Aprendem-se por-
tanto saberes práticos (ALTHUSSER, 1980, p. 21).
Gadotti justifica a retirada das disciplinas de Filosofia e
Sociologia nos governos de direita como conteúdo que não
servem à lógica do modelo escolar e, portanto dispensáveis
da grade curricular, que se volta única e exclusivamente para
formar empregados.
Os regimes políticos de direita nunca toleraram o
ensino da filosofia e das ciências sociais. A supres-
são da filosofia e das ciências sociais está na or-
dem das coisas da rentabilização capitalista. Toda
pesquisa e todo o sistema capitalista precisa estar
atrelado ao capital. Nesse sistema, a filosofia e as
ciências sociais não são apenas, inúteis, mas igual-
mente subversivas daí, portanto a necessidade de
suprimi-las paulatinamente “lenta e gradualmente”.
(GADOTTI, 1983, p.25)
Abaixo trechos da letra da música
Estudo Errado
do
músico Gabriel o Pensador, em que o autor faz a crítica do
sistema de educação e de sua real função na sociedade
moderna.
Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obede-
cer?
[...]
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me
reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
[...]