XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
993
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
gotti, M. Pernambuco, R. Feitosa, todavia, é importante que
essa discussão seja suscitada para que encontremos meios
de superar as problemáticas maiores do EC e que possamos
vislumbrar um ensino de ciências crítico emancipatório.
Partindo desta óptica é que surge a principal reflexão
a qual se objetiva este relato de pesquisa, quais as contri-
buições da Pedagogia Freireana para o Ensino de Ciências
numa perspectiva crítico emancipatória?!
Como um excerto de uma pesquisa ainda em anda-
mento, neste texto será discutido a categoria diálogo de
Paulo Freire e sua relação com o EC.
O DIÁLOGO
A pedagogia freireana é reconhecida mundialmente
pela valorização do diálogo, podemos encontrar em diver-
sos lugares como Pedagogia do Diálogo.
O Capítulo 3 da “Pedagogia do Oprimido”, bem como
“Extensão ou Comunicação” são obras basilares para realizar
a discussão sobre a categoria diálogo. Nestas obras Frei-
re elucida que “o diálogo é o encontro amoroso dos ho-
mens que mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é,
o transformam, e transformando-o, o humanizam para a hu-
manização de todos” (FREIRE, p. 51, 2015b).
É através do diálogo que o mundo é pronunciado,
sendo capaz de realizar uma transformação da realidade.
O diálogo tem papel indispensável no processo de ensino-
-aprendizagem, pois não pode ser entendido como um ato
de depositar ideias de um sujeito no outro e nem muito me-
nos uma apenas simples troca de ideias, mas uma ação feita
por sujeitos que estão dispostos a falar e ouvir a palavra um
do outro, desta maneira, se estabelece na relação educador-
-educando e educando-educador, superando a ideia binária
de educador e educando, no qual o primeiro será sempre o
que sabe e o segundo, o que não sabe (FREIRE, 2015a).
Compreende-se que pode parecer difícil uma prática
dialógica, Paulo Freire inclusive cita que para muitos, desen-
volver uma prática pedagógica dialógica é compreendida