998
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Oportunizar aos apenados o resgate da autoestima
através do acesso a formação/qualificação.
Promover um trabalho em conjunto Instituto Federal
Farroupilha Campus Júlio de Castilhos e o Presídio Estadual
de Júlio de Castilhos, na busca de resocializar os apenados
na sociedade.
REFERENCIAL TEÓRICO
O direito de recomeçar aos apenados de Júlio de Cas-
tilhos é um caminho a ser proporcionado para a reinserção
quando em liberdade, o trabalho é uma possibilidade da
efetivação da reinserção, que é nosso maior objetivo. Por
sofrerem estigmas, preconceito e discriminação, possuem
poucas oportunidades de se reintegrar na sociedade, consi-
derando que possuem pouca escolarização e pouca qualifi-
cação profissional. Com o intuito de promover a dignidade
dos apenados, este projeto vem ao encontro de promover a
qualificação profissional como forma de reconhecimento de
que esses sujeitos não são “vagabundos”.
Outro entrave maior à inclusão dos ex-apenados é a
descrença em sua mudança, são reconhecidos pelos erros
que cometeram e não por suas potencialidades, habilidades
e possibilidades de mudança. Para Castro (1984, p.273),
A condição de vida do egresso penitenciário parece
por si só evidente. Portador de uma identidade vir-
tualmente deteriorada, construída no curso de um
projeto de vida marcado pela situação de inferio-
ridade e desigualdade social e no qual o contato
cotidiano com a polícia e com a justiça significa um
trânsito necessário e o acesso à prisão uma lógica
irreversível, ele vivencia a experiência mais cruel de
sua condição de subalterno, justamente ao retomar
seus direitos civis [...] A cada dia que passa, o enfa-
donho repetir monótono dos mesmos dramas faz
sobressair histórias de vida de quem não parecia
ter história.
Pelos vários obstáculos que encontram, a sua rein-
tegração social se torna tão difícil, principalmente a busca