XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
999
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
pelo trabalho, a inserção em grupos sociais no meio edu-
cacional, dentre outros, tornando o ex-apenado “marcado”
na condição de “marginal”. A sociedade precisa entender
que, pagaram pelos seus erros e só precisam de uma opor-
tunidade. Assim, a oferta de cursos implica uma intencio-
nalidade educativo-profissionalizante, tendo a formação o
objetivo de (re)inserção no mundo do trabalho, além de
transformar o tempo ocioso dos internos em uma oportu-
nidade de recomeçar a vida em sociedade depois do cum-
primento da pena.
Na perspectiva do trabalho educativo com os apena-
dos, e não sobre ou para eles; Freire dialoga: “enquanto diri-
gente do processo, o professor libertador não está fazendo
alguma coisa aos estudantes, mas com os estudantes”
(FREI-
RE, 2000, p.61).
Nesta perspectiva, convidamos também a Freire,
para que nos apresente outra importante dimensão de
uma educação que queira se colocar a serviço de homens
e mulheres em processos de conscientização, transforma-
ção e emancipação,
[...] fazendo-se e refazendo-se no processo de fa-
zer a história, como sujeitos e objetos, mulheres
e homens, virando seres da inserção no mundo e
não da pura adaptação ao mundo, terminaram por
ter no sonho também um motor da história. Não
há mudança sem sonho como não há sonho sem
esperança. [...] Não há utopia fora da tensão entre
a denúncia de um presente tornando-se cada vez
mais intolerável e o anúncio de um futuro a ser cria-
do, construído, política, estética e eticamente, por
nós, mulheres e homens (FREIRE, 2001, p. 91).
As relações que se estabelecem mostram que as pecu-
liaridades no sistema prisional restituem não apenas o direi-
to e acesso ao conhecimento aos educandos, mas também
(e neste caso principalmente) aos educadores que conse-
guem nesta modalidade de ensino, (re)pensar a sua profis-
são, bem como a sua formação em termos de qualificar a
ação docente.