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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

pelo trabalho, a inserção em grupos sociais no meio edu-

cacional, dentre outros, tornando o ex-apenado “marcado”

na condição de “marginal”. A sociedade precisa entender

que, pagaram pelos seus erros e só precisam de uma opor-

tunidade. Assim, a oferta de cursos implica uma intencio-

nalidade educativo-profissionalizante, tendo a formação o

objetivo de (re)inserção no mundo do trabalho, além de

transformar o tempo ocioso dos internos em uma oportu-

nidade de recomeçar a vida em sociedade depois do cum-

primento da pena.

Na perspectiva do trabalho educativo com os apena-

dos, e não sobre ou para eles; Freire dialoga: “enquanto diri-

gente do processo, o professor libertador não está fazendo

alguma coisa aos estudantes, mas com os estudantes”

(FREI-

RE, 2000, p.61).

Nesta perspectiva, convidamos também a Freire,

para que nos apresente outra importante dimensão de

uma educação que queira se colocar a serviço de homens

e mulheres em processos de conscientização, transforma-

ção e emancipação,

[...] fazendo-se e refazendo-se no processo de fa-

zer a história, como sujeitos e objetos, mulheres

e homens, virando seres da inserção no mundo e

não da pura adaptação ao mundo, terminaram por

ter no sonho também um motor da história. Não

há mudança sem sonho como não há sonho sem

esperança. [...] Não há utopia fora da tensão entre

a denúncia de um presente tornando-se cada vez

mais intolerável e o anúncio de um futuro a ser cria-

do, construído, política, estética e eticamente, por

nós, mulheres e homens (FREIRE, 2001, p. 91).

As relações que se estabelecem mostram que as pecu-

liaridades no sistema prisional restituem não apenas o direi-

to e acesso ao conhecimento aos educandos, mas também

(e neste caso principalmente) aos educadores que conse-

guem nesta modalidade de ensino, (re)pensar a sua profis-

são, bem como a sua formação em termos de qualificar a

ação docente.