1002
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
cessos educativos formais e que necessitam dessa ação para
dar continuidade aos estudos. A formação inicial e continua-
da, ao se estabelecer no entrecruzamento dos eixos socie-
dade, cultura, trabalho, educação e cidadania, compromete-
-se com a elevação da escolaridade, sintonizando formação
humana e formação profissional, com vistas à aquisição de
conhecimentos científicos, técnicos, tecnológicos e ético
políticos, propícios ao desenvolvimento integral do sujeito.
Muito além disso, a experiência exigiu uma capaci-
dade sensível de errar e acertar, um movimentar-se com
práticas educativas elucidadas no mundo do trabalho, para
tanto, o docente, com esta experiência, abre possibilidades
para outras (re)leituras, (re)escritas, inserções e outros olha-
res, por ser um trabalho que possibilita tecer outras refle-
xões. Infere-se que há muito a aprender, sobretudo no/com
o cotidiano de espaços informais de formação/qualificação.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, Cristina.
A Cidadania no contexto da Lei de
Execução penal: o (des)caminho da Inclusão Social
do apenado no Sistema Prisional do Distrito Fede-
ral
. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília,
2006.
CASTRO, M. de; et alli.
Preso um dia, preso toda a vida: a
condição de estigmatizado do egresso penitenciá-
rio
. Temas IMESC. Soc. Dir. Saúde, v. 1, n. 2, p. 101-107,
1984.
FREIRE, Paulo (2001a).
Pedagogia dos sonhos possíveis
.
Organizado por Ana Maria Araújo Freire. São Paulo:
Unesp.
______.
Pedagogia do Oprimido
. 46
a
. ed. São Paulo. Paz e
Terra, 2005.