1004
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Popular está inserido dentro de uma instituição que se pro-
jeta como popular, além de, mostrar como podemos con-
tribuir e auxiliar, juntamente com a comunidade acadêmica,
a construir e desenvolver a universidade, nos constituindo
enquanto sujeitos críticos e protagonistas tanto dentro da
academia quanto fora dela.
DESENVOLVIMENTO
Ao nos aventuramos nas linhas seguintes, salientamos
a importância das lutas sociais, por meio dos movimentos e
pastorais sociais, que lutaram pela implantação de uma uni-
versidade pública e de qualidade materializando-a, no
Cam-
pus
Erechim, a UFFS; essa que foi implementada no governo
Lula pelas políticas da Reestruturação e Expansão das Uni-
versidades Federais (REUNI). Nascendo dessas lutas, a UFFS
assume a bandeira de se propor como popular. Nela não há
vestibular, por isso, o processo seletivo ocorre pelo Sistema
de Seleção Unificado (SISU) e pessoas de todo o Brasil po-
dem concorrer às vagas, não apenas as/os candidatos que
moram no Rio Grande do Sul (RS). Além do mais, uma das
características da UFFS é que mais de 90% das/os estudan-
tes são oriundos de escolas públicas e seus
campi
ficam em
cidades interioranas, indo contra a lógica dos grandes cen-
tros urbanos.
Em 2010 é criado o PET - Práxis na UFFS -
Campus
Erechim, agrupando estudantes oriundos das classes popu-
lares, o programa tem grande importância para o reconhe-
cimento dessas pessoas enquanto sujeitos ativos de suas
próprias realidades. Justamente com a proposta de ser um
programa voltado para Educação Popular, insere, a partir de
então, as/os bolsistas nas atividades da universidade, para
que consigam viver com mais qualidade e intensidade a vida
acadêmica. Nas ações desenvolvidas o aporte teórico do
grupo está voltado à área da educação, que é a intersecção
(licenciaturas) que conecta os cursos que compõem nosso
grupo, contudo, a matriz usada no nosso referencial teórico
é a Educação Popular de matriz freireana, fornecendo-nos