1006
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O grupo de estudos, em especial, é extremamente im-
portante para a formação das/os bolsistas, visto que oferece
um aporte teórico, por meio das leituras, diálogos e vivência
grupal, para além de sala de aula. Nele, principalmente com
a leitura das obras de Paulo Freire, ocorrem problematiza-
ções sobre o projeto social e pessoal de cada uma/um que
se baseia no “ser professor/a”. A partir do que é lido, va-
mos nos compreendendo em nossos espaços e assumindo
o compromisso de levar às nossas futuras salas de aula o
ensino-aprendizado que assimilamos, não apenas partindo
do professor tutor, mas de bolsista para bolsista. Em outras
palavras, por meio da horizontalidade proposta, somos pro-
vocadas/os à autonomia e, dessa forma, construímos o co-
nhecimento em conjunto, lado a lado, interdisciplinarmente,
com a mediação do tutor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação é um compromisso político. Partindo
desse pressuposto é importante enfatizar as ações do PET
tanto para com as/os bolsistas tanto como para a comuni-
dade acadêmica. Ao passo que se propõe a ter um grupo
de estudos que dialoga sobre inúmeras temáticas e provo-
ca as/os estudantes - advindos da classe popular - a se (re)
pensarem enquanto pessoas, sujeitos e as/os coloca em
uma posição de desnaturalização da realidade a partir da
teoria e das vivências em grupo, o grupo Práxis coloca em
prática a sua base epistemológica que é a Educação Popu-
lar. Além do mais, compromete-se com a educação, posto
que auxilia na formação de educadoras/es críticos da rea-
lidade que irão se propor a transformar nos espaços onde
estiverem atuando.
O PET - Práxis tem potencial para estar com a comu-
nidade acadêmica a desenvolver atividades voltadas para
Educação Popular e defender a educação pública popular. O
programa não é a única alavanca de transformação, mudan-
ça, mas é uma das possibilidades para contribuir no cresci-
mento de uma EP em espaço institucional, sempre buscan-