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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

são e apreensão da realidade concreta a fim de sua trans-

formação. O conteúdo que um dia foi apenas memorizado

estará tendo a finalidade de contribuir para a transformação

do sujeito e então de sua realidade.

CONSIDERAÇÕES

A partir das reflexões que foram suscitadas neste tra-

balho pode-se perceber que o diálogo na perspectiva de

Paulo Freire pode contribuir de maneira significante para

superar algumas das problemáticas que foram apontadas

referentes ao EC. Tendo ciência que articulações com essa

são realizadas já por alguns teóricos, crê-se que há perti-

nência na articulação do Ensino de Ciências e da pedagogia

freireana, possibilitando comprometimento com uma

práxis

critico emancipatória e que caminha para a transformação

dos sujeitos e dos coletivos envolvidos na prática educativa.

Contudo ficam ainda muitas incertezas de um sujeito “cons-

ciente de sua inconclusão, e seu permanente movimento de

busca do

ser mais

” (FREIRE, p. 101, 2015a).

REFERÊNCIAS

BRITTO, N. S. Q. A Biologia e a história da disciplina de Ensi-

no de Ciências nos currículos do curso de pedagogia

da UFSC (1960-1990). Tese (Doutorado em Educação)

- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo-

lis, 2010.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C.

A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed.

São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59º ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 2015a. 253p.

________. Extensão ou comunicação?.17º ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 2015b. 127p.

MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no

Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002.