XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
995
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
são e apreensão da realidade concreta a fim de sua trans-
formação. O conteúdo que um dia foi apenas memorizado
estará tendo a finalidade de contribuir para a transformação
do sujeito e então de sua realidade.
CONSIDERAÇÕES
A partir das reflexões que foram suscitadas neste tra-
balho pode-se perceber que o diálogo na perspectiva de
Paulo Freire pode contribuir de maneira significante para
superar algumas das problemáticas que foram apontadas
referentes ao EC. Tendo ciência que articulações com essa
são realizadas já por alguns teóricos, crê-se que há perti-
nência na articulação do Ensino de Ciências e da pedagogia
freireana, possibilitando comprometimento com uma
práxis
critico emancipatória e que caminha para a transformação
dos sujeitos e dos coletivos envolvidos na prática educativa.
Contudo ficam ainda muitas incertezas de um sujeito “cons-
ciente de sua inconclusão, e seu permanente movimento de
busca do
ser mais
” (FREIRE, p. 101, 2015a).
REFERÊNCIAS
BRITTO, N. S. Q. A Biologia e a história da disciplina de Ensi-
no de Ciências nos currículos do curso de pedagogia
da UFSC (1960-1990). Tese (Doutorado em Educação)
- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo-
lis, 2010.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C.
A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59º ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2015a. 253p.
________. Extensão ou comunicação?.17º ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2015b. 127p.
MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no
Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002.