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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O ENSINO DE CIÊNCIAS (EC)

No início do século XX, a ciência estava presente sob

a perspectiva médico-psicológica para tratar das questões

de higienização, eugenia (BRITTO, 2010). Durante a indus-

trialização, período concomitante a Guerra Fria, a concep-

ção de ciência que se entendia era de uma ciência neutra e

que produzia verdades, sendo assim o EC era pautado em

aulas práticas e experiências. A concepção de ciências que

se consolidou durante a ditadura era outra, na qual seguir

o método científico era a principal ferramenta de ensino,

sendo assim, poderia se analisar as fases e momentos da

aquisição do conhecimento científico. No fim da ditadura,

com a transição política um dos objetivos presentes na pro-

posta de renovação do ensino era pensar de forma lógica

e crítica, influenciados pelo rompimento ao modo que se

configurou a educação nos anos de ditadura. E a partir daí

que surgiram propostas construtivistas de maneira mais for-

te, onde se propunha a analisar as implicações sociais do

desenvolvimento tecnológico e científico, numa metodolo-

gia pautada na resolução de problemas, não abandonando

o pensamento crítico (MARANDINO, 2002).

Entretanto percebe-se ainda hoje característica bas-

tante cientificista no EC, com elementos da educação cientí-

fica realizada na ditadura, pautada em livros didáticos e prá-

ticas educativas basicamente descritivas (KRASILCHIK, 1987

apud

STUANI, 2010).

Delizoicov

et al.

(2011) aponta que existem alguns de-

safios a ser superados no EC, como a superação do que ele

chama de senso comum pedagógico, que idealiza a ciência

como um produto acabado e que não pode ser questionado

e, também, das insuficiências do livro didático. Os mesmo

autores mencionam que as atividades de ensino reforçam o

distanciamento para compreensão dos fenômenos naturais

e/ou daqueles oriundos das transformações humanas.

Diversos autores têm se preocupando e realizando dis-

cussões referentes ao EC numa perspectiva pautada na Pe-

dagogia Freireana como D. Delizoicov, A. Silva, A. Saul, J. An-