992
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O ENSINO DE CIÊNCIAS (EC)
No início do século XX, a ciência estava presente sob
a perspectiva médico-psicológica para tratar das questões
de higienização, eugenia (BRITTO, 2010). Durante a indus-
trialização, período concomitante a Guerra Fria, a concep-
ção de ciência que se entendia era de uma ciência neutra e
que produzia verdades, sendo assim o EC era pautado em
aulas práticas e experiências. A concepção de ciências que
se consolidou durante a ditadura era outra, na qual seguir
o método científico era a principal ferramenta de ensino,
sendo assim, poderia se analisar as fases e momentos da
aquisição do conhecimento científico. No fim da ditadura,
com a transição política um dos objetivos presentes na pro-
posta de renovação do ensino era pensar de forma lógica
e crítica, influenciados pelo rompimento ao modo que se
configurou a educação nos anos de ditadura. E a partir daí
que surgiram propostas construtivistas de maneira mais for-
te, onde se propunha a analisar as implicações sociais do
desenvolvimento tecnológico e científico, numa metodolo-
gia pautada na resolução de problemas, não abandonando
o pensamento crítico (MARANDINO, 2002).
Entretanto percebe-se ainda hoje característica bas-
tante cientificista no EC, com elementos da educação cientí-
fica realizada na ditadura, pautada em livros didáticos e prá-
ticas educativas basicamente descritivas (KRASILCHIK, 1987
apud
STUANI, 2010).
Delizoicov
et al.
(2011) aponta que existem alguns de-
safios a ser superados no EC, como a superação do que ele
chama de senso comum pedagógico, que idealiza a ciência
como um produto acabado e que não pode ser questionado
e, também, das insuficiências do livro didático. Os mesmo
autores mencionam que as atividades de ensino reforçam o
distanciamento para compreensão dos fenômenos naturais
e/ou daqueles oriundos das transformações humanas.
Diversos autores têm se preocupando e realizando dis-
cussões referentes ao EC numa perspectiva pautada na Pe-
dagogia Freireana como D. Delizoicov, A. Silva, A. Saul, J. An-