XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
991
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
O DIÁLOGO EM FREIRE:
POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE
CIÊNCIAS CRÍTICO EMANCIPATÓRIO
Tierre Ortiz Anchieta
1
Palavras-chave:
Diálogo. Paulo Freire. Ensino de Ciências.
Ensino de Ciências Emancipatório.
INTRODUÇÃO
Na primeira metade do século XX emergiu no Brasil
um movimento bastante forte, com origem européia e com
pensadores brasileiros com forte representação envolvidos,
que é o Movimento da Escola Nova, que tinha como pe-
dagogia a mudança na mentalidade dos educadores e nas
práticas pedagógicas, dando uma maior autonomia aos es-
tudantes, substituindo o ideário de passividade sobre os es-
tudantes que tinha até então.
Muitos críticos da Escola Nova falavam que esse mo-
delo de escola não prezava pelo conteúdo e que a escola era
deixada a espontaneidade dos estudantes, entretanto, o es-
colanovismo (MENEZES E SANTOS, 2001), foi um movimen-
to muito importante e inovador para a educação, visto que
se pautava na diversidade, no qual se respeitava a individua-
lidade dos sujeitos sendo bastante eficaz para a construção
de uma sociedade democrática, como estava se buscando
naquela época.
Este movimento despertou uma questão que se tor-
nou de grande importância para a educação, que é a relação
com as ciências, no qual o Ensino de Ciências (EC) e a Ciência
em si, tiveram um papel muitas vezes central em cada mo-
mento e reforma na educação.
1
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Programa de Pós Gra-
duação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Capes – PROEX.
E-mail:
ortiztierre@gmail.com