990
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
CURY, Carlos Roberto Jamil.
Educação e contradição:
ele-
mentos metodológicos para uma teoria crítica do fe-
nômeno educativo. São Paulo: Cortez: Autores Asso-
ciados, 1987.
DANGEVILLE, Roger.
Germinal
: Marxismo e educação em
debate. Londrina, v. 3, n. 2, p.109-134, dez. 2011.
FREIRE, Paulo.
Conscientização
: teoria e prática da liberta-
ção: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.
São Paulo: Centauro, 2001.
_______.
Extensão ou comunicação
? Rio de 8º Ed. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADOTTI, Moacir.
Educação e poder:
introdução à pedago-
gia do conflito. São Paulo: Cortez: Autores Associados,
1983.
LETRAS. Disponível em:
<https://www.letras.mus.br/gabriel- -pensador/66375/>Acesso em: 01.02.2018.
MARX, Karl.
Manuscritos econômico- filosóficos
. 1º Ed.
São Paulo: Boitempo, 2004.
SILVA, João Carlos da.
Educação e alienação emMarx:
con-
tribuições teórico-metodológicas para pensar a histó-
ria da educação. Campinas, nº 19, p. 101-110: Revista
HISTEDBR On-Line, 2005.
SIQUEIRA, Vinicius. Disponível em:
http://colunastortas.com. br/2014/02/05/o-que-e-alienacao-em-marx/Acesso
em: 20.11.17.
TEIXEIRA, Maria; BARROS, Abenizia Auxiliador; RODRIGUES,
Francisco Xavier Freire;.
Trajetória e contribuições de
Florestan Fernandes para a institucionalização do
ensino de Sociologia no Brasil.
V4, nº 3, p. 138-155:
Revista Café com sociologia, 2015.
THOMPSON, E.P.
Costumes em comum.
São Paulo: Com-
panhia das Letras, 1996.