986
EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
aprender. Dessa forma a escola pode ser considerada, não
o espaço da aprendizagem, daquilo que esperamos dela:
sujeitos autônomos, capazes de pensar e criticar, mas um
espaço de formação de indivíduos pouco qualificados que
engrossarão as fileiras da mão de obra pouco capacitada, ou
pior ainda, farão parte do exército da mão de obra de reser-
va que só aumenta no país com elevados níveis de desem-
prego, trata-se de uma armadilha perversa, que se coloca à
sociedade como libertadora, mas que na prática, segue su-
tilmente implantando seus grilhões nas sucessivas gerações.
Para Louis Althusser autor de
Ideologia e Aparelhos
Ideológicos do Estado
as classes dominantes garantem a sua
condição através de seus aparelhos Ideológicos como a im-
prensa, rádio, televisão e as instituições de ensino.
Por outras palavras, a Escola (mas também outras
instituições de Estado como a Igreja ou outros apa-
relhos como o Exército ensinam saberes práticos,
mas em moldes que asseguram sujeição à ideologia
dominante ou o manejo da prática desta (ALTHUS-
SER, 1980, p. 22).
Althusser destaca a importância do sistema escolar na
reprodução das condições necessárias ao regime capitalista
e como um dos principais aparelhos de divulgação das ideo-
logias do Estado:
Ora, como é que essa reprodução da qualificação
(diversificada) da força de trabalho é assegurada no
regime capitalista? Diferentemente do que se pas-
sava na formação sociais esclavagistas e feudais,
esta reprodução da qualificação da força de traba-
lho tende a ser assegurada não na aprendizagem
da própria produção, mas,e cada vez mais, fora da
produção: através do sistema escolar capitalista e
outras instâncias e instituições (ALTHUSSER, 1980,
p. 20).
A divisão da sociedade em classes sociais e econômi-
cas e sua correspondência nos diferentes tipos de formação
educacional, assim como para Dangeville, também é obser-
vada por Althusser.